O Basquetebol do Seixal Clube 1925 está a atravessar um momento bastante complicado devido às precárias condições do seu pavilhão que está com graves infiltrações de água que afetam a infraestrutura e a prática normal da atividade desportiva de mais de duas centenas de atletas, desde o minibasquetebol aos seniores que disputam a 1.ª Divisão Nacional.
O clube conta atualmente com três equipas a disputar a Taça Nacional, além da participação regular nos campeonatos distritais e nacionais, daí a preocupação face à interrupção da atividade desportiva.
O presidente da direção Hugo Rodrigues, em declarações a O SETUBALENSE conta que “a nossa fábrica de talentos está extremamente debilitada. O telhado do edifício adjacente abateu, está a céu aberto, quando chove a água invade o pavilhão. Para agravar mais a situação, o telhado da zona dos balneários e salas de apoio também está com graves infiltrações”.
Perante esta situação “a regular atividade desportiva de cerca de 200 atletas está francamente comprometida, com treinos desmarcados e jogos adiados. Com acumulação e excesso de águas nas zonas envolventes, o piso da quadra de jogo fica bastante húmido, tornando-se escorregadio, perigoso e sem condições para a prática do basquetebol”.
O presidente do clube adiantou que “a parte evolutiva e competitiva dos nossos atletas e consequentemente das nossas equipas ficaram completamente comprometidas. As condições de preparação para as fases finais distritais da nossa formação não foram as adequadas. De momento estamos a disputar provas nacionais na formação e seniores com enorme desvantagem perante os nossos adversários”.
Hugo Rodrigues diz que “O ADN das gentes do clube é a abnegação e a resiliência, são esses alicerces para contornar o atual cenário” e é da opinião que “para resolver a situação terá de haver um apoio autárquico. A cidade do Seixal é uma referência do basquetebol nacional, pensamos que é o momento ideal para reunir com as autarquias (Câmara Municipal Seixal e Junta de Freguesia do Seixal) em conjunto coma Associação Basquetebol de Setúbal e traçar o rumo, estratégia basquetebol do nosso concelho. Reconhecemos que o Seixal é um concelho francamente alinhado com o desporto, contudo está muito atrás dos concelhos vizinhos no que diz respeito às condições para a prática da modalidade. Queremos honrar os pergaminhos das gentes seixalenses, continuar a formar atletas internacionais, continuar a lutar por títulos. Parece-nos que passou despercebido ou desvalorizado, mas na época passada, o Seixal Clube 1925 conquistou a Taça Nacional de sub19, vencendo categoricamente o FC Porto na final”.