Mais de 120 estudantes fizeram batismos de mergulho no âmbito do Kids Dive

Mais de 120 estudantes fizeram batismos de mergulho no âmbito do Kids Dive

Mais de 120 estudantes fizeram batismos de mergulho no âmbito do Kids Dive

Durante dois dias os alunos de várias escolas do concelho participaram também em ações de sensibilização sobre lixo marinho

O oceano para lá da superfície foi o ponto de partida a um conjunto de batismos de mergulho e ações de sensibilização sobre lixo marinho que envolveram, esta terça-feira, alunos do concelho, na Piscina das Palmeiras e na Escola Secundária du Bocage, no âmbito do projeto Kids Dive.

- PUB -

Na Piscina das Palmeiras, estudantes da Escola Básica dos Arcos entraram na água equipados com máscara e garrafa para cumprir um percurso que simula o fundo do oceano. Pelo trajeto, cruzam zonas de algas, artes de pesca e obstáculos quase invisíveis que reproduzem a presença de plástico no meio marinho.

Entre os desafios, destaca-se uma película transparente que, em vários momentos, bloqueia a passagem e gera hesitação. A barreira pretende demonstrar, de forma prática, as dificuldades sentidas por muitas espécies num oceano afetado pela poluição.

“Muitas vezes falamos do mar, mas só conhecemos aquilo que vemos da terra”, explica a bióloga marinha Tassiana Malzone, do Kids Dive. “O batismo de mergulho permite atravessar essa cortina, conhecer os animais, perceber a biodiversidade e também as ameaças que existem debaixo de água”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE.

- PUB -

Enquanto isso na Escola Secundária du Bocage decorreu uma ação dedicada ao lixo marinho. Os estudantes refletiram sobre o consumo de plástico, o impacto das escolhas individuais e a importância de uma participação ativa na conservação do oceano.

As atividades realizaram-se ao longo de dois dias envolvendo 120 alunos, 60 em cada dia, vindos da Escola Básica dos Arcos, Escola Básica de Montalvão n.º 3, Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, Escola Primária de Santa Ana e Escola Básica da Brejoeira. A seleção é feita pelos agrupamentos, podendo abranger turmas completas ou estudantes de diferentes turmas.

Nos dias de batismo os participantes foram divididos em três grupos de 20 para passar por três diferentes experiências – mergulho em piscina, workshop dinamizado pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho na Secundária du Bocage e, como novidade desta edição, uma sessão de mergulho virtual com óculos de realidade virtual.

- PUB -

A iniciativa integra a sexta edição do Kids Dive, promovido pela associação MarDive, com apoio científico do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e financiamento assegurado pela Câmara Municipal de Setúbal no valor de 16 mil euros, destinado à promoção da literacia dos oceanos.

Em Setúbal, o programa decorre neste formato desde o ano letivo 2021/2022. Tem vindo a crescer, envolvendo atualmente cerca de 120 alunos de cinco escolas e estimando-se que mais de cinco centenas de jovens já tenham participado diretamente nas diferentes edições.

O Kids Dive desenvolve-se em cinco momentos ao longo do ano letivo. Inclui a apresentação do projeto nas escolas a alunos, pais e professores, uma visita guiada e workshop no Oceanário de Lisboa, o batismo de mergulho acompanhado de workshop e sessão virtual, uma saída de campo à Praia de Alpertuche para observação da biodiversidade entremarés, prevista para março, e o Kids Dive Summit.

O seminário de encerramento realiza-se a 5 de junho, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, reunindo alunos e biólogos marinhos para partilha de experiências e conhecimento.

O projeto nasceu do interesse dos docentes de várias escolas do concelho junto do município, que identificou um crescente envolvimento das comunidades educativas com a literacia do oceano, também visível no aumento de estabelecimentos integrados no programa Escola Azul.

Face aos custos associados, a autarquia assumiu o financiamento, garantindo a participação de todas as escolas, encontrando-se atualmente na segunda ronda de envolvimento dos agrupamentos.

“Ao promover experiências práticas, contacto direto com cientistas e ligação ao território, o Kids Dive reforça a relação da comunidade educativa com um concelho profundamente ligado ao estuário do Sado e ao oceano Atlântico, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente da importância da preservação do património natural marinho”, refere a mesma informação.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não