Funeral sai esta quinta-feira, pelas 14h45, da Igreja da Anunciada. BE lamenta perda de um dos primeiros lutadores do País pelo direito à habitação
Morreu Eduardo do Castelo, nome por que era conhecido o setubalense Eduardo Silva, que assumiu papel determinante na criação do Bairro Grito do Povo, em Setúbal, informou ontem a concelhia do Bloco de Esquerda (BE). Tinha 73 anos e foi vítima de doença prolongada. O funeral sai esta quinta-feira, pelas 14h45, da Igreja da Anunciada.
Eduardo do Castelo destacou-se na luta pelo direito à habitação logo após o 25 de Abril de 1974, e o Grito do Povo é disso exemplo, conforme recorda a concelhia de Setúbal do BE.
“Pela sua generosidade e pela sua capacidade de intervenção cívica, desempenhou um papel determinante na criação do Bairro Grito do Povo. Ao assumir como sua a causa da dignidade e do direito básico a uma casa, colocou-se ao lado de quem vivia em barracas, contribuindo para transformar uma realidade marcada pela precariedade numa luta concreta por condições de vida dignas.”
O envolvimento que Eduardo do Castelo “promoveu junto de pessoas que viviam em condições degradadas, agregando vontades e mobilizando disponibilidades, foi decisivo para a construção de um percurso coletivo”, que resultou na criação do Grito do Povo.
“Entre as muitas solidariedades que se reuniram em torno do bairro, destacou-se também a disponibilidade de José Afonso para apoiar a sua construção, num gesto que permanece ligado à memória e à história do Grito do Povo. Este processo inscreve-se, de forma indissociável, no horizonte aberto pelo 25 de Abril e na afirmação de direitos sociais, em particular o direito à habitação”, reforça a concelhia do BE que, a terminar, manifesta pesar pelo falecimento de Eduardo do Castelo,
“Num momento de profunda tristeza pela perda de quem esteve sempre ao lado dos moradores e soube unir pessoas na defesa do direito à habitação — uma conquista de Abril, consagrada no artigo 65.º da Constituição da República Portuguesa —, o Bloco de Esquerda de Setúbal apresenta à família e às pessoas amigas as mais sentidas condolências.”
O SETUBALENSE associa-se à estrutura do BE na apresentação das mais sentidas condolências à família enlutada e amigos de Eduardo do Castelo.