A 27 de Janeiro de 2016, um grupo de amigos, unidos pela amizade e pela música, juntou-se num café em Setúbal e decidiram criar um grupo coral, a que apelidaram de NovoCoro.
Uma semana depois, a 4 de Fevereiro, estávamos a ensaiar numa sala gentilmente cedida pelos Bombeiros Voluntários de Setúbal, com empenho, afinco e determinação, sob a direcção da maestrina Gisela Sequeira.
A 12 de Março, ainda com o seu nome provisório, efectuámos o primeiro concerto, na Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela.
A 19 de Março, foi escolhido o nome definitivo do coro: Coro Setúbal Voz.
Na ocasião, sem termos bem a percepção disso, o coro viria a constituir os alicerces e o rés-do-chão de um “edifício” a construir por etapas.
A 3 de Junho de 2016, o edifício passou a denominar-se formalmente Associação Setúbal Voz, a que se lhe juntaram o Ateliê de Ópera de Setúbal (o primeiro andar) e a Companhia de Ópera de Setúbal (o segundo andar).
Ao longo destes dez anos, a Associação Setúbal Voz foi sendo progressivamente enriquecida com a chegada de novos membros que se juntaram aos iniciais, contribuindo decisivamente para o fortalecimento e diversidade da instituição.
A partir de 2017, já com o maestro Jorge Salgueiro na direcção artística, a Associação Setúbal Voz abriu as portas a uma dimensão musical diferente, afastando-se definitivamente dos modelos dos coros amadores muito assentes nas harmonizações de música popular e de interpretações de música ligeira e assumindo-se como charneira para a demanda de um novo modelo de coro, abordando repertório tradicional, mas essencialmente obras contemporâneas.
A sua principal característica é a importância que dá à presença em cena e à dramaturgia em concerto. Integra frequentemente as criações da Companhia de Ópera de Setúbal.
A Companhia de Ópera de Setúbal, nasceu no seio da Associação Setúbal Voz, resultante do trabalho desenvolvido no Ateliê de Ópera de Setúbal e no Coro Setúbal Voz.
Conta produzir dois espectáculos por ano e reavivar a tradição operática em Setúbal, terra natal da maior cantora lírica portuguesa de todos os tempos, Luísa Todi. As suas produções procuram uma ligação entre a tradição, o repertório histórico e a contemporaneidade, com base essencialmente em criações originais. É pioneira em levar a ópera a bairros sociais (Ópera no meu bairro, desde 2021) e no conceito e criação de Ópera para bebés (mensalmente desde 2024).
Procura trabalhar em continuidade com a direcção artística e o elenco de cantores, com o objectivo de criar um discurso artístico singular, partindo da consciência do artifício operático para uma forma de representação que busca a transposição de todos os parâmetros cénicos.
A Associação Setúbal Voz consolida-se como o pólo de referência da prática vocal erudita no país e na cidade, bem como nas áreas envolventes, contribuindo para dotar o Concelho de Setúbal de recursos humanos de forma a contribuir para o seu prestígio e desenvolvimento na área cultural, artística e turística, promovendo as referências históricas e identitárias da cidade que se encontram intimamente ligadas ao canto lírico, nomeadamente Luísa Todi.
A Associação Setúbal Voz estimula o desenvolvimento de um projecto com identidade própria e de referência nacional, divulgando desta forma o nome da cidade e do Concelho de Setúbal no país e no estrangeiro, aliando-o a uma imagem de inovação e excelência, bem como dotá-la de uma nova centralidade artística, em contexto de contemporaneidade, com reflexos no turismo, quer no que toca à criação de novos espectáculos de ópera e música coral, quer em acolher e patrocinar artistas estrangeiros de visita à cidade.
Uma das grandes virtualidades e características associadas à música, é o facto de poder aglutinar várias sensibilidades, em torno de um objectivo comum.
A música estimula o desenvolvimento das dimensões físicas, morais e sociais, de convivência em grupo e respeito mútuo, fazendo com que este projecto Setúbal Voz tenha vindo a crescer, a criar e a consolidar alicerces, permitindo-nos encarar o presente e o futuro com segurança, satisfação e orgulho.
Este é um projecto que a todos nos provoca sentimentos de muita alegria e esperança.
A música une as vozes, as amizades e os corações. Muitos parabéns à Associação Setúbal Voz pela passagem desta efeméride.