Associação Doadores Benévolos de Sangue alerta para falta de reservas

Associação Doadores Benévolos de Sangue alerta para falta de reservas

Associação Doadores Benévolos de Sangue alerta para falta de reservas

Desde janeiro que há novas diretrizes para os dadores com o objetivo de aumentar as dádivas. Amanhã há uma colheita no INATEL

A Associação Doadores Benévolos de Sangue de Setúbal (ADBSS) está a promover uma recolha de sangue para este sábado, mas estão já mais datas e locais anunciados com o objetivo de chamar a atenção da população para a falta de reservas de sangue nos hospitais.

- PUB -

Esta primeira data está marcada para sábado, entre as 9 e as 13 horas, nas instalações do INATEL, em Setúbal. “Os dadores que se dirigirem de carro devem solicitar cartão de isenção do parquímetro enquanto fazem a doação, sendo isto um acordo entre a Câmara Municipal de Setúbal e a DataRede”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE. Os dadores vão receber um cartão que podem colocar no carro para que não seja necessário pagar estacionamento.

Desde o início de janeiro que a União Europeia anunciou algumas diretrizes para que mais população seja abrangida e possa realizar as dádivas. Desde logo o aumento da idade máxima dos dadores, que antes era de 66 anos e passa agora para os 70 anos. Os homens vão poder doar sangue de dois em dois meses – sendo que antes teriam de esperar três meses até à colheita seguinte – e as mulheres podem fazer dádivas de três em três meses – anteriormente quatro. No entanto, os homens só poderão doar sangue, num ano, quatro vezes e as mulheres três. As dádivas continuarão a ser feitas sempre após avaliação médica.

Quanto às medidas europeias sabe-se que acaba a suspensão da dávida para pessoas que estiveram em países com o vírus do Nilo assim como já podem doar sangue as pessoas que estiveram no Reino Unido entre os anos 1980 e 1996 e, ainda, quem recebeu transplante sanguíneo em 1980 – grupo que, até então, não podia participar nesta recolha.

- PUB -

A partir de agora os dadores passam a receber uma mensagem quando o sangue for transferido de hospital, assim como quando o sangue for utilizado.

Hermenegildo Alves, da ADBSS, revela a O SETUBALENSE que a quantidade de doações está a diminuir cada vez mais. “Verifica-se que, em termos de doações, estamos a regredir, continuamos a ter valores mais baixos do que o ano anterior. Em 2025 há números – ainda não publicados – que as doações foram menores face a 2024. Os jovens dos 18 aos 24 não estão a ser solidário porque voltamos a níveis de inscrição na ordem dos anos 2016/2017 – em termos de dádivas não chegam aos 35 mil”.

Revela que na Área Metropolitana de Lisboa se registam números inferiores aos de 2008, em que existiam 40 dádivas por mil habitantes e receia que os dados de 2025 sejam piores do que os registados em 2024 – 19,9 dádivas por mil habitantes. “As colheitas, no concelho de Setúbal que tem 120 mil habitantes, e contando também com o Hospital de São Bernardo, não conseguem chegar a três mil dádivas por ano”.

- PUB -

Depois de amanhã há quatro novas datas para a dádivas de sangue sendo a próxima já na segunda-feira, dia 9, entre as 9 e as 13 horas na Escola D. Manuel Martins. Ainda este mês, e marcada para o dia 26, a Escola Profissional de Setúbal recebe os dadores entre as 9 e as 13 horas. Já no mês de março estão marcadas duas datas, a primeira no dia 3, entre as 14h30 e as 19 horas, nas instalações do INATEL e, a 8 de março, na Igreja da Anunciada entre as 9 e as 13 horas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não