Desde janeiro que há novas diretrizes para os dadores com o objetivo de aumentar as dádivas. Amanhã há uma colheita no INATEL
A Associação Doadores Benévolos de Sangue de Setúbal (ADBSS) está a promover uma recolha de sangue para este sábado, mas estão já mais datas e locais anunciados com o objetivo de chamar a atenção da população para a falta de reservas de sangue nos hospitais.
Esta primeira data está marcada para sábado, entre as 9 e as 13 horas, nas instalações do INATEL, em Setúbal. “Os dadores que se dirigirem de carro devem solicitar cartão de isenção do parquímetro enquanto fazem a doação, sendo isto um acordo entre a Câmara Municipal de Setúbal e a DataRede”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE. Os dadores vão receber um cartão que podem colocar no carro para que não seja necessário pagar estacionamento.
Desde o início de janeiro que a União Europeia anunciou algumas diretrizes para que mais população seja abrangida e possa realizar as dádivas. Desde logo o aumento da idade máxima dos dadores, que antes era de 66 anos e passa agora para os 70 anos. Os homens vão poder doar sangue de dois em dois meses – sendo que antes teriam de esperar três meses até à colheita seguinte – e as mulheres podem fazer dádivas de três em três meses – anteriormente quatro. No entanto, os homens só poderão doar sangue, num ano, quatro vezes e as mulheres três. As dádivas continuarão a ser feitas sempre após avaliação médica.
Quanto às medidas europeias sabe-se que acaba a suspensão da dávida para pessoas que estiveram em países com o vírus do Nilo assim como já podem doar sangue as pessoas que estiveram no Reino Unido entre os anos 1980 e 1996 e, ainda, quem recebeu transplante sanguíneo em 1980 – grupo que, até então, não podia participar nesta recolha.
A partir de agora os dadores passam a receber uma mensagem quando o sangue for transferido de hospital, assim como quando o sangue for utilizado.
Hermenegildo Alves, da ADBSS, revela a O SETUBALENSE que a quantidade de doações está a diminuir cada vez mais. “Verifica-se que, em termos de doações, estamos a regredir, continuamos a ter valores mais baixos do que o ano anterior. Em 2025 há números – ainda não publicados – que as doações foram menores face a 2024. Os jovens dos 18 aos 24 não estão a ser solidário porque voltamos a níveis de inscrição na ordem dos anos 2016/2017 – em termos de dádivas não chegam aos 35 mil”.
Revela que na Área Metropolitana de Lisboa se registam números inferiores aos de 2008, em que existiam 40 dádivas por mil habitantes e receia que os dados de 2025 sejam piores do que os registados em 2024 – 19,9 dádivas por mil habitantes. “As colheitas, no concelho de Setúbal que tem 120 mil habitantes, e contando também com o Hospital de São Bernardo, não conseguem chegar a três mil dádivas por ano”.
Depois de amanhã há quatro novas datas para a dádivas de sangue sendo a próxima já na segunda-feira, dia 9, entre as 9 e as 13 horas na Escola D. Manuel Martins. Ainda este mês, e marcada para o dia 26, a Escola Profissional de Setúbal recebe os dadores entre as 9 e as 13 horas. Já no mês de março estão marcadas duas datas, a primeira no dia 3, entre as 14h30 e as 19 horas, nas instalações do INATEL e, a 8 de março, na Igreja da Anunciada entre as 9 e as 13 horas.