Empresa, que detém um complexo industrial na Mitrena, alcançou ainda o 2.º lugar na categoria de Exportações e Internacionalização
A The Navigator Company, que detém um complexo industrial na Mitrena, foi distinguida como Grande Empresa do Ano, um reconhecimento que reflete o percurso da empresa, a consistência dos resultados alcançados e o seu contributo para o desenvolvimento da economia nacional.
No âmbito da iniciativa “Forbes Maiores Líderes do Crescimento”, a Navigator alcançou ainda o 2.º lugar na categoria de Exportações e Internacionalização, evidenciando o papel que desempenha na projeção de Portugal nos mercados externos e na criação de valor a partir de uma base produtiva nacional.
Atualmente, a Navigator é a terceira maior exportadora portuguesa e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando cerca de 2,5% das exportações nacionais de bens. A atividade da representa “cerca de 2,5% das exportações nacionais de bens e contribuindo para mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos em Portugal. Em 2024, a empresa registou um volume de negócios de 2.088 milhões de euros, refletindo a consistência do seu modelo de crescimento e a robustez da sua operação industrial”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE.
Com uma forte orientação para os mercados internacionais, a empresa exporta mais de 90% da produção para mais de 130 países, apoiada por uma operação logística de grande escala que integra mais de quatro mil pontos de entrega.
A capacidade produtiva assenta numa base industrial de referência a nível europeu e mundial, com uma produção média anual de 1,6 milhões de toneladas de papel, 1,6 milhões de toneladas de pasta e 165 mil toneladas de tissue, a que se somam 310 mil toneladas em transformação. A Navigator é igualmente responsável por cerca de 3% da energia elétrica produzida em Portugal, reforçando o seu posicionamento enquanto operador industrial integrado e energeticamente eficiente.
Este desempenho económico é sustentado por um modelo de negócio assente na valorização das florestas plantadas e bem geridas, enquadrado na transição para uma bioeconomia circular de base florestal. Ao longo da cadeia de valor, a empresa gera um impacto socioeconómico significativo, com forte incorporação nacional: cerca de 70% dos mais de 7.500 fornecedores são portugueses, contribuindo para a dinamização das economias regionais e para a coesão territorial.
A distinção “reconhece o trabalho diário dos mais de 4000 colaboradores do Grupo, distribuídos por 15 geografias espalhadas pelo mundo, bem como o contributo de uma vasta rede de parceiros, clientes, fornecedores e produtores florestais, fundamentais para a competitividade e sustentabilidade da fileira florestal portuguesa”.
A iniciativa “Forbes Maiores Líderes do Crescimento”, promovida pela Forbes Portugal e pela Iberinform, distingue as empresas de maior dimensão que mais se destacaram no país no último ano, com base em critérios como inovação, sustentabilidade, responsabilidade social e solidez económico-financeira.
Para a Navigator, o crescimento está associado à responsabilidade ambiental, social e económica, sendo este reconhecimento um reforço da ambição de liderar pelo exemplo e de consolidar Portugal como um exportador de produtos de elevado valor acrescentado, assentes no conhecimento, na inovação e numa visão de longo prazo.