Acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra com trânsito condicionado devido a deslizamento de terras

Acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra com trânsito condicionado devido a deslizamento de terras

Acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra com trânsito condicionado devido a deslizamento de terras

Haverá apoio da Guarda Nacional Republicana no local, para que haja uma circulação controlada

O trânsito para o Porto de Abrigo de Sesimbra estará condicionado entre as 13h00 e as 19h00 até quinta-feira, e encerrado fora desse horário, devido a um deslizamento de terras, anunciou a autarquia.

- PUB -

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara Municipal de Sesimbra (CMS), explica que o deslizamento de terras na zona do empreendimento ERG, originado pelo mau tempo que se tem feito sentir, coloca em risco a segurança de veículos e peões.

Por essa razão, o acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra vai estar limitado a veículos com mais de 3,5 toneladas até 5 de fevereiro, das 13h00 às 19h00.

Neste horário, adianta a Câmara de Sesimbra, haverá apoio da Guarda Nacional Republicana no local, para que haja uma circulação controlada. Fora desse período, a via será fechada.

- PUB -

A medida, explica a autarquia, “destina-se a reduzir o risco de acidente e, ao mesmo tempo, a manter a atividade essencial do porto de pesca, um dos mais movimentados do país”.

Em períodos de maior pluviosidade, que são esperados nos próximos dias, a estrada poderá encerrar totalmente.

A autarquia esclarece ainda que os veículos ligeiros e de transporte abaixo das 3,5 toneladas devem circular pela alternativa do Ribeiro de Cavalo e Sentrão, “que estarão devidamente sinalizadas”.

- PUB -

Já o acesso pedonal será feito pela zona da praia, apenas para quem trabalhe no porto de abrigo.

“Esta solução temporária foi definida pelas Infraestruturas de Portugal, entidade responsável pela estrada, numa avaliação feita hoje, no local, na qual estiveram presentes técnicos da IP, o presidente da Câmara Municipal, representantes da Doca Pesca, APSS e condomínio ERG, Proteção Civil e técnicos municipais de várias áreas”, explica a Câmara Municipal de Sesimbra no comunicado.

Na quinta-feira, está prevista uma reavaliação da zona do deslizamento para tomada de decisões sobre medidas a aplicar.

“Depois do inverno, a Infraestruturas de Portugal e o condomínio avançarão para uma intervenção e consolidação da barreira afetada pelo mau tempo”, salienta a autarquia.

A Câmara Municipal de Sesimbra adianta ainda na mesma nota que “está solidária com todos aqueles que venham a ser afetados por esta medida no seu dia-a-dia e apela à compreensão de todos para que esta solução, que garante a continuidade das atividades do porto de abrigo e a segurança de todos, possa funcionar da melhor maneira”.

Entretanto, assegura que o deslizamento de terras ocorrido durante a noite de 2 de fevereiro, na praia da Califórnia, não colocou em risco a estabilidade do edifício existente na zona nem pessoas e bens.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não