Entendimento alcançado com a empresa é para vigorar até 30 de junho de 2027. Benefícios sociais também são reforçados
Os cerca de cinco mil funcionários da Volkswagen Autoeuropa vão votar, quinta e sexta-feira desta semana, o pré-acordo laboral que a Comissão de Trabalhadores alcançou com a empresa e que prevê aumentos salariais de, no mínimo, 100 euros, além de mais benefícios sociais.
Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores revela que o acordo que está em cima da mesa tem “a vigência de 18 meses, de 1 de janeiro de 2026 a 30 de junho de 2027”, e estabelece aumentos salariais de 2,8% já este mês e de mais 2,5% a partir de outubro próximo, ambos com um mínimo garantido de 50 euros.
Prevê também o pagamento de um prémio único de 500 euros, como “complemento pela divisão do aumento salarial” de 50 euros em janeiro e outubro, que será pago após a assinatura do acordo, caso o mesmo seja aprovado pelos trabalhadores.
Contempla também a atribuição de um prémio de assiduidade de 50 euros mensais de janeiro a junho de 2027, com o alargamento das exceções elegíveis face ao modelo anterior, incluindo situações de doença e compromissos legais dos trabalhadores.
Outra medida prevista, no pré-acordo laboral alcançado com a fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela, é a majoração do prémio de objetivos até 150% em 2026 e 2027 e a aplicação de um novo modelo de turnos a partir de junho deste ano, dependente da aprovação dos trabalhadores em referendo a realizar até março.
Os representantes dos trabalhadores destacam também o aumento do subsídio de refeição para cinco euros e a garantia de pagamento integral do salário em caso de recurso ao `lay-off´ (suspensão temporária da produção).
Contemplada está ainda a “garantia de downdays no turno da noite na segunda-feira a seguir ao Domingo de Páscoa (Acordo Base) e nos dias 16 de fevereiro, 30 de outubro e 7 de dezembro de 2026” e de “dois downdays individuais em 2027”.
Além disso, no início de cada ano, cada trabalhador “terá a possibilidade de marcar um dia de descanso no seu dia de aniversário, mediante comunicação prévia à chefia e independentemente do absentismo da equipa (este dia será retirado do saldo de dias especiais)”. E está também prevista a “inclusão no acordo base do seguro de saúde para reformados”, assim como a “abertura de um plafond para doenças graves”, “aumento do plafond de partos para 700€”, sendo que “durante a vigência do acordo, não serão aumentadas as franquias, nem reduzidos os plafonds”.
No comunicado é ainda sublinhado que a empresa “passará a contribuir com um máximo de 4% do salário pensionável de todos os trabalhadores, conforme a contribuição de cada um”, e que “os downdays positivos de cada ano poderão ser canalizados para o Fundo de Pensões”.
Estabelecido ficou ainda o “compromisso de início de negociações para o próximo acordo em Maio de 2027”. Com Lusa
Proximidade Fábrica recebe visita presidencial

Ana Teresa Vicente visitou a Autoeuropa, no passado dia 26, enquanto presidente da Câmara Municipal de Palmela recém-eleita. De acordo com o município, durante a visita, a autarca “teve oportunidade de percorrer as áreas de produção, conhecer os principais indicadores da operação e contactar de perto com os novos projetos atualmente em desenvolvimento, ficando a par da estratégia, inovação e investimento contínuo que marcam o futuro da unidade e o seu impacto no tecido económico local e nacional”. A visita, ainda segundo a autarquia, contribuiu para reforçar “a proximidade [do município] com a maior empresa exportadora da região”.