2025 ficou marcado pela conquista de vários pódios nacionais e resultados históricos no plano internacional
Vários pódios nacionais e resultados históricos em provas internacionais – é assim que a Palmela Desporto resume a sua prestação competitiva na modalidade de orientação em 2025.
Num balanço “altamente positivo” à última época, a Palmela Desporto salienta que se fez representar por “38 atletas nas competições do calendário oficial da Federação Portuguesa de Orientação (FPO)”, o que se traduziu em “847 participações distribuídas por 76 eventos, realizados entre 10 de janeiro e 31 de dezembro, de norte a sul do País, incluindo a ilha da Madeira e ainda provas em Espanha”.
O saldo no plano nacional foi de “13 lugares no top 5 dos rankings individuais” e “o 4.º lugar no ranking nacional de clubes”, com os seus atletas a conquistarem, em campeonatos nacionais, “23 pódios individuais e 10 pódios coletivos”, dos quais se destacam “seis de campeão nacional individual e sete títulos por equipas”.
“Entre os campeões nacionais individuais contam-se Ricardo Esteves Ferreira, com dois títulos em Elite, Joana Canana (D20), Tiago Oliveira (H18), Alexandra Tadeu (D18) e Sérgio Guerreiro (H12). Coletivamente, a Palmela Desporto sagrou-se campeã nacional em seniores masculinos, seniores mistos, cadetes masculinos (três títulos) e iniciados masculinos (dois títulos)”, elenca, antes de salientar os feitos alcançados no plano internacional.
“A nível ibérico, Tiago Oliveira alcançou o título de vice-campeão em H18, enquanto Nuno Matos obteve o 3.º lugar no mesmo escalão. A época ficou ainda marcada por uma expressiva presença internacional, com vários atletas integrados em seleções nacionais em competições de alto nível, nomeadamente em Taças do Mundo, Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa, realizados em Suécia, Itália, Finlândia, Chéquia e Bélgica.”
A Palmela Desporto realça a atleta Filipa Rodrigues, “cujos 40.º lugar na final A de distância média e 43.º lugar na final A de distância longa, no Campeonato do Mundo, constituem os melhores resultados de sempre de uma atleta portuguesa” na referida competição. Também histórico, adianta, foi “o 19.º lugar de Ricardo Esteves Ferreira no Campeonato da Europa, na variante de KO Sprint, melhor resultado nacional de sempre nesta especialidade”. No mesmo Europeu, sublinha a Palmela Desporto, “a estafeta mista portuguesa, com Ricardo Esteves Ferreira e Filipa Rodrigues, alcançou o 11.º lugar, igualmente inédito para Portugal”.
A estes resultados somou-se ainda, no escalão jovem, um 8.º lugar conseguido por Tiago Oliveira “na prova de Sprint do Campeonato da Europa de Jovens (H18), o melhor resultado português desde 2014, ano em que Ricardo Esteves Ferreira se sagrou campeão europeu”.
A concluir, a empresa municipal salienta ainda que “manteve uma forte ligação à comunidade local”, ao “apoiar a organização do 20.º Troféu de Orientação das Vindimas” e ao promover “o I Troféu de Orientação Palmela Desporto”, iniciativas integradas “no calendário oficial da FPO”.