José Rodrigues, engenheiro, empresário e humanista será para sempre uma referência na memória industrial da Península de Setúbal.
A sua longa carreira profissional na indústria de reparação naval, tanto como quadro da Lisnave na Margueira como empresário visionário que assumiu, com outros sócios, os debilitados estaleiros da então Setenave num novo projeto empresarial muito arrojado e singular no panorama empresarial nacional, é um caso ímpar na história da indústria portuguesa.
Da sua ampla visão desta atividade industrial surgiu um estaleiro de referência mundial e uma prática de gestão humanista que concilia visão estratégica de longo prazo com preocupações de cuidado quotidiano com a comunidade de trabalho.
Foi, também, em 2014, um dos fundadores da AISET e seu grande dinamizador e apoiante na defesa da Indústria da Península de Setúbal, emprestando a sua lucidez, determinação e entusiasmo às atividades que a associação desenvolveu.
A sua firmeza calma, confiança mobilizadora e optimismo consistente serão lendários para todos os que com ele trabalharam e aprenderam, batalharam e prosperaram, confiaram e alcançaram.
Setúbal perde um dos seus maiores aliados, na demanda de uma comunidade mais próspera e coesa, mais exigente e capaz. Vamos sentir falta da sua vontade de fazer, sentido de pertença e capacidade de realizar o futuro.
A todos, família, amigos e colegas José Rodrigues fará falta. Sempre.