FACTO DO ANO SETÚBAL. A vitória de Dores Meira representa não apenas o retorno de uma figura política com longa experiência autárquica
O ano de 2025 em Setúbal ficou marcado pelo regresso de Maria das Dores Meira à liderança da Câmara Municipal, lugar que já havia ocupado entre 2006 e 2021. Este triunfo marcou o concelho, não apenas no aspeto político, mas também social, tendo em conta o cenário em que esta eleição decorreu, uma vez que durante o período pré e pós eleitoral o nome da candidata, ex-CDU, esteve associado a investigações do Ministério Público, e também porque esta foi eleita enquanto independente, com apoio do PSD e do CDS.
A campanha eleitoral destas autárquicas ficou marcada por polémicas em torno de uma auditoria feita pelo anterior executivo comunista, liderado por André Martins, e pelas investigações que decorriam e ainda decorrem, centradas em suspeitas de pagamentos de ajudas de custo e utilização de verbas municipais. Na corrida eleitoral de 2025, o movimento independente ‘Setúbal de Volta’, que contou com o apoio formal do PSD nacional e distrital, sendo a concelhia laranja contra esta candidatura, obteve a maioria relativa dos votos com 29,91%, ligeiramente à frente do Partido Socialista, que alcançou 27,48%.
A vitória de Dores Meira representa não apenas o retorno de uma figura política com longa experiência autárquica, mas também uma rutura no padrão partidário tradicional de Setúbal, uma vez que a esta eleição enquanto candidata independente apoiada por um espectro alargado de forças políticas contrasta com o domínio histórico dos triunfos partidários, com espectro político à esquerda.
Veja os Factos do Ano de todo o distrito aqui