Município reafirma necessidade de “respostas eficazes” para um serviço “mais fiável e adequado” às necessidades da população
A Câmara Municipal de Alcochete voltou a manifestar preocupação com os persistentes problemas de mobilidade que afetam o concelho, reafirmando a necessidade de “respostas eficazes” para um serviço de transportes públicos “mais fiável e adequado” às necessidades da população. Esta posição foi reiterada pelo presidente da autarquia, Fernando Pinto, na reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa, onde se realizou a eleição do novo Conselho de Administração da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).
De acordo com o município alcochetano, na ocasião o autarca alertou para os constrangimentos sentidos diariamente pelos munícipes, como supressões de carreiras, atrasos frequentes, incumprimento de horários e insuficiência da oferta existente, situações que, no seu entender, continuam a gerar um elevado número de reclamações por parte dos utilizadores.
Em nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE, o município sublinha que estas dificuldades não se limitam ao concelho de Alcochete, abrangendo também outros territórios da região, e defende que a melhoria do sistema de transportes públicos é “urgente e indispensável” para a qualidade de vida dos cidadãos, para a mobilidade sustentável e para a coesão territorial.
No mesmo documento a autarquia assegura que continuará a acompanhar de forma próxima o desempenho da operadora, mantendo uma “intervenção ativa” junto das entidades competentes, tendo como objetivo exigir “soluções concretas” que garantam um serviço “regular, eficiente e digno”.
Na mesma reunião foi aprovado, por unanimidade dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa, o novo Conselho de Administração da TML, presidido por Carlos Humberto de Carvalho. A lista completa inclui ainda como vogais executivos Ângelo Pereira, Ana Luís Ferreira, Diana Carneiro Dias e Pedro Pinto de Jesus. Já a mesa da assembleia geral terá como presidente Carlos Moedas, como vice-presidente o montijense Emanuel Costa e como secretária Maria Simões.
O conselho metropolitano, órgão deliberativo da AML, é presidido por Carlos Moedas e tem como vice-presidentes Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, e Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara de Palmela.
Já a nova comissão executiva da AML será eleita nesta segunda-feira. Emanuel Costa deverá ser eleito primeiro-secretário do órgão, já que encabeça a lista única resultante de um acordo tripartido, alcançado previamente entre PSD, PS e CDU.