Banda Democrática 2 de Janeiro do Montijo celebra 112 anos e apresenta nova atividade

Banda Democrática 2 de Janeiro do Montijo celebra 112 anos e apresenta nova atividade

Banda Democrática 2 de Janeiro do Montijo celebra 112 anos e apresenta nova atividade

Cerimónia comemorativa foi marcada por homenagens e juntou autarcas e representantes do movimento associativo local

A Banda Democrática 2 de Janeiro, do Montijo, assinalou no passado sábado 112 anos de existência.
A cerimónia – que decorreu no pavilhão da instituição e que juntou autarcas e representantes do movimento associativo local – ficou marcada por homenagens e pela apresentação da mais recente atividade dinamizada na coletividade: Danças Orientais, sob a orientação da professora Inês Reis.

- PUB -

Distinguidas foram as primeiras mulheres que, de acordo com a Banda Democrática, integraram uma filarmónica em Portugal: “Geninha [Ferreira] e Maria João Relógio que com 14 anos ingressaram na nossa banda”.

As homenagens, porém, não se ficaram por aí. Foram ainda reconhecidos, pelo desempenho das respetivas atividades ao serviço da Banda Democrática, Vítor Antunes, professor de Yoga, Fernando Silva, professor de Música, e os vice-campeões do Mundo de Hip Hop, do grupo We Can Dance, orientados por Igor Lima.

A cor laranja vestiu a nova “turma” de Danças Orientais, durante a apresentação artística desta nova atividade disponibilizada na instituição – “um verdadeiro espetáculo de graciosidade”, que animou a plateia.

- PUB -

Não menos animada foi a atuação da Orquestra Nova Terra, da Banda Democrática, liderada pelo maestro Bruno Teixeira e composta por alunos do professor Fernando Silva, igualmente destacada na publicação partilhada pela instituição na rede social Facebook.

Na mesma publicação, a Banda Democrática faz um balanço muito positivo ao trabalho desenvolvido no último ano. “2025 foi absolutamente extraordinário e desafiante para esta direção, com o lançamento de novas atividades desportivas, nomeadamente o ténis e o voleibol que têm despertado enorme entusiasmo e a adesão de novos atletas.”

A instituição atribui particular relevo à prata conquistada nos Mundiais de Hip Hop pelo grupo We Can Dance, em Praga, e salienta a promoção de eventos como a Taça de Karaté KPS, a organização da Feira de Sabores e Tradições e o desenvolvimento de Atividades de Enriquecimento Curricular, que assegura há oito anos consecutivos.

- PUB -

O estabelecimento de uma parceria com a União Mutualista do Montijo para promover o desenvolvimento cultural e pessoal a crianças, jovens e seniores do Centro Comunitário Mais Cidadão, através da Orquestra Nova Terra, e a realização da Feira do Livro Infantil foram outros dos momentos vividos no último ano a merecer destaque. Isto, sem deixar de salientar as atividades de Yoga, Música, os espetáculos do Grupo de Teatro Sem Limites, a poesia com o PICA e a Biodanza com Paulo Pardana.

A Banda Democrática conta atualmente com cerca de 800 associados e é tida como uma das instituições mais emblemáticas da região.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não