Fundação Amélia de Mello apresenta Projeto BEE para catapultar Barreiro para o sucesso escolar

Fundação Amélia de Mello apresenta Projeto BEE para catapultar Barreiro para o sucesso escolar

Fundação Amélia de Mello apresenta Projeto BEE para catapultar Barreiro para o sucesso escolar

Hoje é lançado o site e apresentada uma das ações que integram o projeto: o Concurso de Fotografia Alfredo da Silva

A Fundação Amélia de Mello (FAM) apresenta hoje o “Projeto BEE (Barreiro, Ensino e Educação) – Fábrica de Futuros”, que visa catapultar o Barreiro para o sucesso escolar. Hoje é lançado o site do BEE e apresentada uma das dez iniciativas que dão corpo ao projeto: o Concurso de Fotografia Alfredo da Silva, dirigido a alunos do ensino secundário e profissional do concelho.

- PUB -

O BEE é uma “iniciativa desenhada para responder aos preocupantes indicadores de sucesso escolar no concelho do Barreiro”, realça a FAM. O projeto assume-se, segundo a Fundação, como “uma plataforma agregadora de iniciativas educativas, culturais e sociais, com foco nos alunos, nas escolas e na comunidade”, de forma a promover “igualdade de oportunidades, motivação para o estudo e criação de percursos de futuro”.

Implementado desde o ano letivo 2024-2025, através de iniciativas com a Câmara Municipal, com os agrupamentos de escolas do Barreiro e parceiros locais, o BEE envolve ainda “outros parceiros de âmbito local e nacional, abrangendo um conjunto alargado de ações”, das quais se destacam “programas de aprendizagem inovadores em contexto escolar, parcerias com o ensino superior para desenvolvimento de soluções educativas, atribuição de bolsas de estudo, iniciativas culturais e artísticas ligadas ao território, e projetos de capacitação jovem e apoio ao estudo”.

Uma das ações é o concurso de fotografia a lançar hoje e que vai decorrer até 27 de março próximo. “Com o tema ‘A Cidade e o Rio’, este concurso convida os jovens a olharem o Barreiro através da fotografia, valorizando o património histórico, industrial, humano e natural do concelho, do Coina ao Tejo”, revela a FAM. “Mais do que um desafio artístico, o concurso afirma-se como um exercício de cidadania ativa, identidade local e expressão criativa”, adianta.

- PUB -

O concurso, salienta a FAM, prevê “a atribuição de quatro mil euros em prémios, através de bolsas de estudo para os alunos vencedores, no valor total de 1.750 euros, bem como donativos às escolas dos alunos premiados, no montante de 2.250 euros”. O anúncio dos vencedores está previsto “para 16 de abril” e as fotografias distinguidas “serão divulgadas publicamente e integradas numa exposição a realizar no Barreiro, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento das Artes e dos Ofícios (ADAO)”.

“O Concurso de Fotografia Alfredo da Silva é uma das primeiras iniciativas públicas do BEE, refletindo a convicção de que educação, cultura e identidade local são pilares inseparáveis do desenvolvimento social”, frisa a FAM, a concluir.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não