Grândola pede reunião urgente à Infraestruturas de Portugal sobre estradas, ferrovia e IP8/A26

Grândola pede reunião urgente à Infraestruturas de Portugal sobre estradas, ferrovia e IP8/A26

Grândola pede reunião urgente à Infraestruturas de Portugal sobre estradas, ferrovia e IP8/A26

EN 253-1, entre a Comporta e Tróia e situação da Estação dos Caminhos-de-Ferro são outros dois assuntos sobre os quais o presidente quer falar

O presidente da Câmara Municipal de Grândola, Luís Vital Alexandre, solicitou, com carácter de urgência, uma audiência ao presidente das Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz, para analisar um conjunto de matérias consideradas prioritárias no domínio das infraestruturas rodoviárias e ferroviárias que servem o concelho.

- PUB -

Entre os principais motivos do pedido está o estado de conservação da Estrada Nacional 261, que liga Grândola à Comporta, e a Estrada Nacional 253-1, entre a Comporta e Tróia. “Pedimos uma audiência ao Senhor Presidente das Infraestruturas de Portugal porque temos, no nosso concelho, algumas estradas que estão muito degradadas. Esse estado de degradação põe em causa, inclusivamente, a segurança rodoviária, como é o caso da EN 261, que faz a ligação de Tróia ao concelho de Santiago e de Tróia a Grândola. Aliás, esta estrada tem troços em muito mau estado e que têm de ser reabilitados com urgência. Também o estado de conservação da EN253-1, entre Comporta e Tróia, é bastante preocupante. Com a aproximação da primavera e do verão o trânsito tende a aumentar e a existem troços que, de facto, não têm condições mínimas de segurança para a circulação”, explica o autarca em informação enviada a O SETUBALENSE.

Na sessão vai também falar-se sobre a construção do IP8/A26, concretamente a segunda fase da ligação entre Sines e o nó de Grândola Norte da A2. “Por outro lado, queremos discutir com as Infraestruturas de Portugal o que está previsto para a segunda fase da ligação do IP8/A26. Foram feitos diversos alertas sobre o projeto, foram identificadas ligações locais ao IP8 que devem ser asseguradas, foi assinalado que o nó de Grândola poderia apresentar vários problemas e pretendemos saber em que medida estas preocupações foram acolhidas no projeto. Como precisamos de ter uma noção do cronograma dos trabalhos”.

Outro tema que a autarquia considera prioritário é a situação da Estação dos Caminhos-de-Ferro de Grândola. Apesar da elevada procura, uma vez que serve vários concelhos, o espaço apresenta sinais de degradação que preocupam o município.

- PUB -

“A Estação dos Caminhos-de-Ferro de Grândola tem uma procura muito grande, nomeadamente, porque serve diversos concelhos. Mas está num estado de degradação, de abandono, que nos preocupa. Queremos discutir com as Infraestruturas de Portugal o que está previsto, as necessidades de manutenção e de reabilitação daquele espaço que, por exemplo, não tem instalações sanitárias. Quando falamos da descarbonização e da necessidade de reduzir a dependência do transporte individual, temos também de garantir que a oferta de serviço público é feita em condições dignas, apelativas, que garantam a adesão das pessoas”.

O município aguarda agora resposta à solicitação apresentada.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não