Festas do Pinhal Novo mudam-se este ano para o recinto do Mercado Mensal

Festas do Pinhal Novo mudam-se este ano para o recinto do Mercado Mensal

Festas do Pinhal Novo mudam-se este ano para o recinto do Mercado Mensal

Decisão foi anunciada pela Associação das Festas nas redes sociais e divide opiniões. Festividades vão decorrer de 4 a 10 de junho

As Festas Populares do Pinhal Novo vão mudar de local este ano. Vão decorrer, pela primeira vez, no recinto do Mercado Mensal da freguesia, de 4 a 10 de junho, anunciou nas redes sociais a Associação das Festas, entidade responsável pela organização das comemorações.

- PUB -

“Vão ser sete dias de festa num recinto que promete surpreender: mais espaço, mais diversão e mais festa”, lê-se na publicação da associação, que justifica a decisão. “Esta mudança surge da falta de condições para assegurar os divertimentos no centro da vila. O novo recinto permite uma festa mais concentrada, onde tudo acontece no mesmo espaço, facilitando a circulação, o convívio e a experiência de quem nos visita”, defende a associação, que enumera ainda outros motivos.

“Com mais área disponível, ganhamos também em segurança, conforto e organização, criando assim um ambiente mais controlado e acolhedor para famílias, jovens, associações, comerciantes e visitantes. É uma solução pensada para melhorar a festa, sem perder a sua identidade, tradição e espírito popular.”

A decisão de transferir as festividades para o recinto do Mercado Mensal foi articulada com a Junta de Freguesia. “A Associação das Festas dirigiu-se a nós com essa pretensão. Era também pretensão deste executivo da junta a dinamização do recinto do Mercado Mensal, que já está preparado e facilita, em termos de logística, a realização de eventos como este”, confirmou João Estróia Vieira, presidente da Junta do Pinhal Novo, a O SETUBALENSE.

- PUB -

A Associação das Festas “é dona e soberana da forma como quer realizar as festividades” e a junta aceitou a pretensão “como faria para qualquer outra associação”, porque o seu papel “é dar todo o apoio à concretização dos eventos”, sublinhou o autarca. Além disso, importa “refletir na sustentabilidade financeira das festas”, que, com a passagem para o espaço do Mercado Mensal, vão beneficiar de uma redução de custos.

A decisão tem, no entanto, dividido opiniões, como se pode constatar nos comentários publicados nas redes sociais. “Como em todas as mudanças, há sempre quem as veja com bons olhos e quem veja de forma diferente. O que importa é que se consiga realizar umas boas festas e depois será feita uma análise refletida com os associados e os parceiros institucionais para se concluir da manutenção das festas neste novo espaço ou se é melhor regressar à forma anterior”, frisou João Estróia Vieira.

Entre as “vozes” discordantes surge a de Álvaro Balseiro Amaro, ex-presidente da Câmara e atual membro da Assembleia Municipal, que critica a associação por ter tomado a decisão “sem reflexão alargada, sem discussão em Assembleia Geral, sem reunir e debater com parceiros institucionais, coletividades e instituições que também fazem a festa”.

- PUB -

“Há problemas, há dificuldades, mas há também que encontrar outras soluções, ou não, mas sempre discutindo coletivamente. Não vou expor aqui outras razões e reflexões, fá-lo-ei em Assembleia Geral, que já deveria ter sido convocada para apresentação do balanço da edição de 2025”, escreveu o autarca, que lembra ser o sócio n.º 7 e um dos fundadores da Associação das Festas do Pinhal Novo.

O SETUBALENSE tentou registar a reação de Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara Municipal de Palmela, mas até ao fecho desta edição não obteve resposta.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não