Memória da setubalense foi evocada com a deposição de flores e um espetáculo de música e dança que decorreu na sexta-feira
Na passada sexta-feira a memória da cantora lírica Luísa Todi foi evocada, dia em que se celebrou o 273.º aniversário do nascimento da artista setubalense. Além de uma cerimónia evocativa, com a deposição de flores, realizou-se um espetáculo de música e dança junto da estátua em sua homenagem.
As comemorações começaram com a performance “Nascimento. Vida. Morte. Luísa Todi”, interpretada por Mariana Chaves, da Companhia de Ópera de Setúbal, da Associação Setúbal Voz, e por Samuel Waite, da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.
Decorreu também um minuto de silêncio e a tradicional deposição de coroas de flores no monumento localizado na Avenida Luísa Todi, que ajuda a perpetuar a memória de “uma artista de génio que levou o nome de Setúbal aos mais prestigiados palcos da Europa”, tal como disse a vice-presidente da Câmara de Setúbal, Maria do Carmo Tiago, que marcou presença no evento.
A autarca assegurou que o município vai continuar “empenhado em preservar e valorizar o legado de Luísa Todi”, com a promoção da cultura e do apoio aos criadores, e em “garantir que Setúbal permanece uma cidade onde a arte tem espaço para crescer e para inspirar”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE. Salienta ainda que o legado da cantora lírica setubalense não se esgota na música, pois Luísa Todi “representa a capacidade que a cultura tem de ultrapassar fronteiras, de unir povos e de afirmar identidades” e é um exemplo do “papel fundamental das mulheres na construção da nossa história”.
Entende a vice-presidente que, num século “marcado por profundas desigualdades”, Luísa Todi “foi muito mais do que uma extraordinária cantora lírica, foi uma mulher à frente do seu tempo” que se afirmou pelo “talento, pela disciplina e por uma força de carácter notável”.
A cerimónia evocativa do 273.º aniversário de Luísa Todi contou com a participação de membros dos órgãos municipais e representantes de instituições do concelho.
O evento fez parte do programa do 3.º Festival Luísa Todi – Canto Lírico em Setúbal, organizado pela câmara municipal e com a direção artística da Associação Setúbal Voz, que começou a 3 de janeiro e se prolongou até este domingo. Neste contaram-se espetáculos de canto lírico em vários espaços emblemáticos da cidade, como o Fórum Municipal Luísa Todi.