Luísa Todi lembrada no dia do 273.º aniversário do seu nascimento

Luísa Todi lembrada no dia do 273.º aniversário do seu nascimento

Luísa Todi lembrada no dia do 273.º aniversário do seu nascimento

Memória da setubalense foi evocada com a deposição de flores e um espetáculo de música e dança que decorreu na sexta-feira

Na passada sexta-feira a memória da cantora lírica Luísa Todi foi evocada, dia em que se celebrou o 273.º aniversário do nascimento da artista setubalense. Além de uma cerimónia evocativa, com a deposição de flores, realizou-se um espetáculo de música e dança junto da estátua em sua homenagem.

- PUB -

As comemorações começaram com a performance “Nascimento. Vida. Morte. Luísa Todi”, interpretada por Mariana Chaves, da Companhia de Ópera de Setúbal, da Associação Setúbal Voz, e por Samuel Waite, da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

Decorreu também um minuto de silêncio e a tradicional deposição de coroas de flores no monumento localizado na Avenida Luísa Todi, que ajuda a perpetuar a memória de “uma artista de génio que levou o nome de Setúbal aos mais prestigiados palcos da Europa”, tal como disse a vice-presidente da Câmara de Setúbal, Maria do Carmo Tiago, que marcou presença no evento.

A autarca assegurou que o município vai continuar “empenhado em preservar e valorizar o legado de Luísa Todi”, com a promoção da cultura e do apoio aos criadores, e em “garantir que Setúbal permanece uma cidade onde a arte tem espaço para crescer e para inspirar”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE. Salienta ainda que o legado da cantora lírica setubalense não se esgota na música, pois Luísa Todi “representa a capacidade que a cultura tem de ultrapassar fronteiras, de unir povos e de afirmar identidades” e é um exemplo do “papel fundamental das mulheres na construção da nossa história”.

- PUB -

Entende a vice-presidente que, num século “marcado por profundas desigualdades”, Luísa Todi “foi muito mais do que uma extraordinária cantora lírica, foi uma mulher à frente do seu tempo” que se afirmou pelo “talento, pela disciplina e por uma força de carácter notável”.

A cerimónia evocativa do 273.º aniversário de Luísa Todi contou com a participação de membros dos órgãos municipais e representantes de instituições do concelho.

O evento fez parte do programa do 3.º Festival Luísa Todi – Canto Lírico em Setúbal, organizado pela câmara municipal e com a direção artística da Associação Setúbal Voz, que começou a 3 de janeiro e se prolongou até este domingo. Neste contaram-se espetáculos de canto lírico em vários espaços emblemáticos da cidade, como o Fórum Municipal Luísa Todi.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não