Doce do antigo Convento de Jesus reconhecido como iguaria nacional

Doce do antigo Convento de Jesus reconhecido como iguaria nacional

Doce do antigo Convento de Jesus reconhecido como iguaria nacional

|

Receita secular do Pudim de Nozes do Convento de Jesus de Setúbal foi eleita como representante do distrito  no concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”

A Tortas e os Esses de Azeitão, as Pinhoadas de Alcácer do Sal e as Queijadas do Torrão, assim como o Arroz Doce com Leite de Ovelha e o Bombom de Moscatel estiveram a concurso nas “7 Maravilhas Doces de Portugal”, mas o doce eleito para representar o distrito de Setúbal na grande final é o Pudim de Nozes do Convento de Jesus de Setúbal.

- PUB -

Pudim de Nozes do Convento de Jesus de Setúbal

A sagração aconteceu ontem, durante o programa da RTP1 que acompanhou a votação do público, em directo, a partir do Parque Urbano de Albarquel.

Iguaria escondida na história de Setúbal

A receita centenária receita do “Pudim de Nozes” foi descoberta por acaso num livro sobre a história do Convento de Jesus de Setúbal. Desde então o doce não parou de fazer no concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”, confeccionado e apresentado pela Confeitaria “Santa Coina” (Barreiro), que aceitou o convite e o desafio da organização do concurso para recriar uma iguaria.

- PUB -

“Abraçamos o desafio e começámos a procurar iguarias conventuais perdidas, para apresentar no concurso, foi quando descobrimos a receita num livro que conta a história do Convento de Jesus”, revela Andreia Borba, gerente da Confeitaria “Santa Coina”.

Quanto à data precisa em que o “Pudim de Nozes” terá sido colocado no forno pela primeira vez “desconhece-se, sabemos apenas que o Convento foi destituído em 1750 e, por isso, a probabilidade é de que o pudim seja anterior a essa data”. Com a fundação do Convento de Jesus datada de 1492, Andreia Borba destaca a certeza de uma receita “centenária que certamente teve um lugar muito interessante na história”.

Sobre os produtos que têm levado a confeitaria ao reconhecimento público, Andreia Borba destaca uma doçaria dedicada à tradição conventual. “Sabemos que os nossos produtos são muito característicos e têm sabores muito específicos que nem sempre agradam a todo o público, mas a nossa qualidade é reconhecida e estamos muito confiantes nesta receita que convidamos todos a apreciar”.

- PUB -

O concurso ainda vai percorrer outros pontos do país, de norte a sul e ilhas, de forma a eleger as outras “7 Maravilhas Doces de Portugal”, que vão representar os distritos na grande final de 7 de Setembro. Pelo caminho descobrem-se sabores e aromas da história da doçaria portuguesa.


Marco Paulo, um padrinho de excelência

A voz aclamada pelo sucesso de “Eu tenho dois amores”, Marco Paulo, representa o Barreiro no concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” e assume o ‘cargo’ de padrinho do “Pudim de Nozes do Convento de Jesus de Setúbal”.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -