Mais de quatro dezenas de voluntários equiparam-se a rigor e uniram forças para ajudar os Bombeiros Voluntários
A vila de Alcochete foi ‘invadida’ pela campanha solidária ‘Ardina por um Dia’, graças a mais de quatro dezenas de voluntários que uniram forças, vestiram a devida farda e depressa esgotaram os jornais que estavam para venda na acção feita em prol dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.
Na campanha desta sexta-feira marcaram presença o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, as Sevilhanas Rocieras de Alcochete e as do Aposento do Barrete Verde. Na vertente musical, a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 foi representada por vários elementos, incluindo o maestro Tiago Menino.
A nível associativo, a coletividade responsável por organizar as festas mais esperadas do ano, o Aposento do Barrete Verde, também se fez representar com dois elementos da direção.
Já no ramo político, praticamente todas as cores partidárias fizeram questão de estar nesta iniciativa. O presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, juntamente com a vice-presidente, Maria de Fátima Soares, estiveram presentes, assim como a presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Maria Manuel Maduro, do Partido Socialista, que repetiu a presença na iniciativa, acompanhada por elementos da junta. Já Joel Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia do Samouco, eleito pelo PS, fez a sua estreia nesta iniciativa. Os vereadores João Marques e Raquel Prazeres, eleitos pela coligação CDS/PSD e pela CDU, respetivamente, também estiveram nesta campanha solidária, assim como Paula Matos, candidata à autarquia pela Iniciativa Liberal.
Da área do desporto, o Vulcanense Futebol Clube também se fez representar pelo seu presidente, sendo que o Grupo Desportivo Alcochetense, apesar de não poder estar presente nesta sexta-feira, fará neste sábado a venda no Estádio António Almeida Correia (Foni), antes do encontro frente ao GD Lagoa.
Em declarações a O SETUBALENSE, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete destacou que a iniciativa “foi um sucesso”, fazendo uma avaliação “muito positiva”. “Houve uma grande adesão por parte da população e também das várias pessoas e coletividades que colaboraram. Mais uma vez a comunidade de Alcochete mostrou o que é estar ao lado dos bombeiros, como já tem vindo a demostrar em várias ocasiões”, referiu.
Já o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, disse “louvar” com “profundo apreço” esta iniciativa d’O SETUBALENSE, por proporcionar a “experiência única” de ser ardinas por um dia, transformando “aquilo que é um gesto simples num verdadeiro ato de solidariedade”. “Por isso, saúdo também com gratidão todas as pessoas e as entidades que se associaram a esta causa nobre e, de forma muito especial, ao jornal O SETUBALENSE pela sua energia, pela sua generosidade e, sobretudo, pela ideia extraordinária que, no fundo, demonstra que o jornalismo também pode ser feito de proximidade, também pode ser feito de coração e, sobretudo, de compromisso com a comunidade”, atirou.
Para a presidente da Junta de Alcochete, esta foi uma “iniciativa fantástica”, que “envolve a comunidade, valoriza o jornalismo local e acima de tudo, promove um donativo muito importante” à Associação de Bombeiros Voluntários de Alcochete, que “estão sempre na linha da frente”.
Para a autarca, ações como esta mostram como “pequenos gestos coletivos podem ter um impacto real”.
Embora todas as equipas tenham sido incansáveis, o destaque vai para a equipa liderada pela presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Maria Manuel Maduro, que foi uma vendedora de excelência, esgotando por três vezes os sacos de jornais que lhe foram atribuídos. Também as Rocieras de Alcochete estiveram em destaque nas vendas, assim como a própria corporação que se esforçou em grande nesta campanha solidária.