Aulas gratuitas de várias modalidades e desfile inclusivo deram corpo à iniciativa conjunta, que teve como objetivo promover o projeto “Gorro”
Manhãs desportivas abertas à comunidade, com aulas gratuitas de várias modalidades, como Zumba, Body Pump, Pilates, Bike e Hidroginástica, e um desfile inclusivo foram as atividades promovidas pela Associação NÓS e pelo complexo desportivo Supera Barreiro, no último fim de semana.
A iniciativa visou “aproximar pessoas através do desporto e, ao mesmo tempo, dar visibilidade ao projeto ‘Gorro Solidário’”, revela a NÓS, que sublinha também “a forte adesão” registada durante a ação.
Para a associação, entre os momentos mais marcantes esteve a realização do desfile inclusivo, que decorreu logo pela manhã de sábado. “Jovens residentes do lar ‘Nossa Casa’ desfilaram lado a lado com colaboradores do Supera Barreiro, num gesto que simbolizou a celebração da diversidade e da inclusão. Paralelamente, decorreu a venda dos Gorros Solidários, confecionados pelos utentes do lar, uma das formas encontradas pela NÓS para tornar este Natal mais especial”, sublinha a Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, em nota de Imprensa.
Citada na mesma nota, Mariana Pires, diretora do Supera Barreiro, destaca o carácter inovador da ação e abre a porta à participação em futuras atividades. “Queremos que esta seja a primeira de muitas iniciativas deste género. É uma continuidade das atividades que temos promovido ao longo dos anos, mas com um carácter inovador e inclusivo que muito nos orgulha”, realçou a responsável.
Representada na iniciativa esteve também a Junta da União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, o que, de acordo com a associação, veio reforçar “a importância da colaboração entre instituições locais para promover projetos inovadores e com impacto social”.
Também citada no mesmo documento, Andreia Boia, membro do executivo da Junta, realça o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela NÓS e assume que a autarquia está sempre disponível para ajudar. “Estamos sempre prontos a colaborar e a elogiar iniciativas criativas como esta, vinda de uma instituição que está sempre a inovar. Estamos disponíveis para continuar a apoiar projetos que promovem inclusão e solidariedade.”
Já João Cordeiro, presidente do Conselho Fiscal da Associação NÓS, enalteceu “a adesão da comunidade e dos parceiros” à iniciativa. “Foi um momento especial e desejamos festas felizes a todos os que participaram e colaboraram e que estão com a nossa causa”, concluiu.