Dados entre janeiro e setembro deste ano revelam que a infraestrutura portuária aumentou números face ao ano passado
O Porto de Setúbal comemora esta quinta-feira o seu 102.º aniversário e, de ano para ano, as estatísticas têm mostrado que a infraestrutura portuária tem crescido a todo o gás. Os dados mais recentes mostram que os Portos de Setúbal (APSS) e de Lisboa (APL) movimentaram em conjunto 13,3 milhões de toneladas entre janeiro e setembro de 2025.
O crescimento positivo é registado em denominadores mais específicos, como por exemplo a carga geral, onde se verificou que foram movimentadas 6,125 milhões de toneladas nos dois portos. Já na carga contentorizada contam-se 5,04 milhões de toneladas, e na carga fracionada foram movimentadas 1,09 milhões de toneladas.
Nos dois portos o movimento de contentores atingiu 478.004 TEU, um “crescimento de 4,65%” e, em dados mais específicos, Setúbal a registou 117.023 TEU (+1,07%).
Segundo o site oficial do Porto de Setúbal a infraestrutura portuária é um dos portos mais competitivos da Costa Atlântica da Europa, com uma localização privilegiada a 45 km de Lisboa e barra aberta 24 horas por dia, integrando uma das mais importantes zonas industriais e logísticas do País. O espaço dispõe de vários terminais portuários especializados em todos os tipos de carga e estaleiros navais.
“A localização estratégica do Porto de Setúbal, aliada às excelentes condições de porto marítimo e de segurança e aos valores turísticos da região, posicionam-no de forma natural na rota de cruzeiros do Atlântico e do Mediterrâneo. Além das infraestruturas existentes para abrigo de embarcações de recreio o porto dispõe de uma oferta variada e completa de Turismo Náutico estando em desenvolvimento um conjunto de medidas dinamizadoras da procura e da oferta de serviços no setor, onde se incluem novos acessos à área líquida, o aumento dos lugares disponíveis para estacionamento de embarcações e a instalação de serviços e infraestruturas de apoio aos nautas de recreio”, lê-se na mesma informação.
Ainda em valores registados até ao fim do mês de setembro sabe-se que a infraestrutura consolidou, mais uma vez, a posição de referência nacional no segmento Ro-Ro, movimentando cerca de 250 mil viaturas até setembro, um aumento significativo de 8,02% face ao período homólogo. Quanto às escalas de navios de carga Setúbal registou 1215 escalas.
No segmento dos granéis líquidos em Setúbal foram movimentadas 251 mil toneladas (+16,7%) e, no caso dos granéis sólidos, houve uma evolução positiva, atingindo 5,49 milhões de toneladas, no conjunto dos dois portos – sendo que em Setúbal foram movimentadas 2,04 milhões de toneladas.