Contacto intergeracional dos atletas das equipas de sub-17, sub-19 e sub-23 fez-se com toques na bola, jogos e muitas conversas
Os utentes do Centro de Dia do Lar Barão de Samora Correia de Alcochete viveram uma tarde diferente do habitual, com um grupo de 12 jogadores do Sporting CP residentes na Academia Cristiano Ronaldo, que integram as equipas sub-17, sub-19 e sub-23, a levarem a animação aos utentes com toques na bola, jogos e muitas conversas.
Para Manuela Boieiro, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete, foi um dia “muito importante”, porque uma “boa percentagem” da população de Alcochete, e “concretamente desta geração”, são “grandes” sportinguistas, considerando que “sem dúvidas” de que a experiência de partilha proporcionada vai ficar na memória de todos.
“Vai haver conversa para o resto da semana e até do mês. Foi, acima de tudo, uma oportunidade de estimulação cognitiva para os utentes, mas reparei também no ânimo com que apoiaram e ajudaram os idosos nas várias actividades. Creio que para os jogadores foi uma lição de vida”, acrescentou em declarações aos meios de comunicação social do clube verde e branco.
A iniciativa, que decorreu nesta terça-feira, foi criada pelos departamentos de pedagogia e de psicologia da Academia, com o intuito de “reforçar os laços com a comunidade e, ao mesmo tempo, frisar a importância das competências emocionais no desenvolvimento completo dos jovens jogadores leoninos”.
A psicóloga Bárbara Claro, que acompanhou a visita, disse acreditar muito que o desenvolvimento dos atletas vai além da vertente táctica e física. “As competências emocionais, como o respeito, a empatia e até a paciência, foi tudo o que assistimos neste dia. Acreditamos que tudo isto vai ajudá-los para a vida, porque formar no Sporting CP é mesmo isso”, sublinhou a psicóloga.
O jovem atleta Mário Almeida confessou que esta experiência foi “incrível”. “Ligar-nos com estas pessoas faz-nos aprender também e pudemos ver a realidade das pessoas que vivem nos lares”. Já Leonardo Tavares elogiou a prestação dos utentes em todas as actividades, até nas mais físicas. “Foi uma actividade boa para todos. Espero que possamos chegar a estas idades tão bem preparados como eles nas actividades”, atirou.