Autarquia barreirense garante que a água destinada a consumo humano é “salubre, limpa e equilibrada”
Os resultados da Qualidade da Água para Consumo Humano no Concelho do Barreiro, relativos ao 3º trimestre de 2025, voltam a confirmar que a água distribuída nas casas dos munícipes é de “Excelente Qualidade”.
Durante este período, explica a Câmara Municipal do Barreiro em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE, “foram realizadas 359 análises à água para consumo humano na torneira do consumidor com 100% de resultados em conformidade com as normas de qualidade estabelecidas no Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto”.
Enquanto entidade gestora do sistema de abastecimento público de água a autarquia barreirense garante que a água destinada a consumo humano é “salubre, limpa e equilibrada através do desenvolvimento de dois programas: o Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) e o Programa de Controlo Operacional (PCO)”.
Ao consultar o site do município, na categoria Água e Higiene Urbana no separador Controlo de qualidade da água, é explicado que a câmara municipal implementou, em junho de 2024, um projeto piloto pioneiro em Portugal, em parceria com a empresa alemã Lutz-Jesco, que visa a produção de hipoclorito de sódio “in situ” para a desinfeção da água destinada ao consumo humano. “Esta tecnologia inovadora foi instalada nas zonas de abastecimento da Penalva e Coina (Setor Sul), abrangendo cerca de 5.000 habitantes, e posteriormente na zona de abastecimento da Vila-Chã (Setor Central), abrangendo cerca de 14 mil habitantes”.