Charneca Alumínios reforça posição no Ranking das 2000 Maiores Empresas do Distrito d Setúbal

Charneca Alumínios reforça posição no Ranking das 2000 Maiores Empresas do Distrito d Setúbal

Charneca Alumínios reforça posição no Ranking das 2000 Maiores Empresas do Distrito d Setúbal

“È o reconhecimento de um trabalho sério feito ao longo dos anos”, reação do gerente Miguel Charneca gerente da empresa de Setúbal ao resultado revelado

A Charneca Alumínios volta este ano a constar no Ranking das 2000 Maiores Empresas do Distrito num universo de mais de 50 mil empresas registadas na região.

- PUB -

Por coincidência, revela, Miguel Charneca, gerente da empresa, com sede na Várzea, Setúbal, “acabamos de saber que este ano foi-nos atribuído o estatuto PME Excelência 2024. Nos últimos quatro anos obtivemos este estatuto em três e temos também tido o estatuto PME Líder consecutivamente desde 2020”. Tudo isto, realça “será o resultado do trabalho sério quem tem sido desenvolvido pela empresa ao longo dos anos e claro o reconhecimento por parte dos nossos clientes desse trabalho”.

A Charneca Alumínios é uma empresa com quatro décadas de existência. Uma empresa de base familiar com uma história que começa, como tantas outras, conta Miguel Charneca que, juntamente, com o seu irmão Manuel, gerem a empresa no presente.” O nosso pai, Joaquim Charneca, trabalhava na Setenave e depois do expediente, e ao fim de semana, começou a trabalhar na área da caixilharia de alumínio no início da década de 80. Começou numa pequena garagem no bairro São Gabriel em Setúbal. Eram tempos difíceis, onde se trabalhava muito para ter uma vida melhor”.

Na realidade o que o distinguiu desde o início, frisa o empresário, “foi a qualidade de trabalho, a honestidade e transparência no trato com o cliente e o profissionalismo, valores que, eu e o meu irmão, continuamos a preservar e cuidar”.

- PUB -

A verdade é que a Charneca Alumínios foi crescendo. É hoje uma empresa com 16 colaboradores, instalações com 800m2 e faturação a rondar o milhão e meio de euros. O foco da empresa é a produção e instalação da caixilharia de alumínio e PVC com o máximo profissionalismo e qualidade, nas diversas gamas, das mais económicas às de topo. Como complemento, e inserido na atividade, fornece, e instala, estores exteriores e interiores, guarda-corpos, cortinas de vidro, mosquiteiros de diversos tipos e resguardos de banho.

Ao olhar para o estado em que se encontra o setor atualmente, Miguel Charneca, constata que, “felizmente, nos últimos anos o setor da construção nova e também da remodelação de habitações tem tido forte atividade, pelo que têm sidos bons anos para o setor”, mas, não obstante, aponta: “enfrentamos sérios desafios devido, por um lado ao aumento da concorrência, com o aparecimento de muitos pequenos instaladores (compram as janelas a grandes fabricas) que nos fazem uma forte pressão nos preços e margens, pois é para nós difícil competir com a nossa estrutura com “empresas” instaladoras com 2/3 pessoas”. Por outro lado, vinca, “temos um fenómeno relativamente novo que é a dificuldade que existe hoje em recrutar mão de obra para trabalhar na nossa atividade, e ainda mais com a qualidade que exigimos nas diferentes áreas da empresa, de modo a garantir os princípios de qualidade pelos quais norteamos a nossa atividade. Diria mesmo que este último tem sido o maior desafio, mas, felizmente, temos conseguido manter equipas, de produção e instalação, formadas em casa e com anos de experiência”.    

Quando se fala em posicionamento no mercado o gerente, é muito claro sobre os motivos para o cliente optar pela sua empresa em detrimento da concorrência. “Proporcionamos aconselhamento e acompanhamento técnico na definição da solução mais adequada, fabricação própria das caixilharias quer de alumínio, quer de PVC, instalação feita por equipas de montagem próprias compostas por pessoal com vasta experiência e altamente especializado, cumprimento dos prazos assumidos e prestação de serviço pós-venda quando necessário”, garante.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não