“A música de Mozart é mágica, tão mágica que, dizem, produz ‘o efeito Mozart’ nos meninos que a ouvem
A Companhia de Teatro de Almada (CTA) estreia, a 29 de novembro, no Teatro Municipal Joaquim Benite, “A música mágica de Mozart”, nova criação para a infância concebida por Pedro Proença e Teresa Gafeira.
“A música de Mozart é mágica, tão mágica que, dizem, produz ‘o efeito Mozart’ nos meninos que a ouvem: os bebés deixam de chorar e ficam logo bem-dispostos, os mais crescidos não fazem birras para comer a sopa, e os ainda mais crescidos fazem os trabalhos da escola num instantinho e muito bem feitinhos”, lê-se na sinopse do espetáculo criado pelo artista plástico e pela atriz e encenadora.
A “verdade é que os bebés percebem que não podem ouvir a música se estiverem aos berros e os mais crescidos querem despachar a sopa e os trabalhos o mais depressa possível para depois poderem ficar tranquilos a ouvir a música mágica de Mozart”, acrescenta um comunicado da CTA sobre a nova criação dedicada aos clássicos da música.
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) nasceu na cidade austríaca de Salzburgo, na Áustria, mostrando, desde cedo, talento para a música.
Aos três anos conseguia tocar piano e compor pequenas melodias, e aos cinco era um verdadeiro compositor, acrescenta a CTA sobre o compositor que, durante a infância, viajou pela Europa com os pais e a irmã, para tocar piano em palácios e teatros, para reis e rainhas.