Concerto com Daniel Neto Quarteto é “prato forte” das comemorações, que englobam aulas gratuitas de guitarra e encontro de escolas
Aulas experimentais de guitarra gratuitas, um encontro de escolas e um concerto com Daniel Neto Quarteto são as atividades do festival com que, entre 24 e 29 deste mês, a Academia de Jazz “Os Franceses” vai assinalar o seu quinto aniversário.
O concerto com Daniel Neto Quarteto, prato forte das comemorações, vai ter lugar no dia 29, a partir das 21h30, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro.
“Daniel Neto apresenta uma formação que não apenas interpreta como cria a sua própria música – um quarteto talentoso que traz ao palco composições autorais, fruto de pesquisa, vivência e sensibilidade artística”, faz notar a Academia de Jazz “Os Franceses”, que enaltece o trabalho a ser apresentado em palco pelo grupo.
“Cada música reflete a identidade do músico, os sentimentos e as ideias que o definem. Este trabalho explora novas sonoridades e influências, partilhando com o público algo verdadeiramente único”, sublinha. Além de Daniel Neto (guitarra e composição), o quarteto é formado por Mateja Dolsak (saxofone tenor), Gil Gonçalves (tuba) e Jorge Moniz (bateria).
Os ingressos para assistir ao espetáculo podem ser adquiridos no AMAC, no Posto de Turismo do Barreiro, na ticketline ou ainda nos postos aderentes.
O programa comemorativo arranca, porém, com a realização de aulas experimentais de guitarra, que vão decorrer de 24 a 27. As aulas, individuais e gratuitas, estão “disponíveis para alunos de qualquer idade e nível de conhecimento musical, mediante as vagas disponíveis”, indica a Academia. Os interessados devem efetuar marcação através do 925 494 641 ou do e-mail: academiajazzfranceses@gmail.com.
Para dia 28 está agendado o Encontro de Escolas, iniciativa que contará também com uma Jam Session, a partir das 21h30, nas instalações da Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”. Com entrada livre, o evento vai ter como participantes a New Music School, a Escola de Jazz e Música Improvisada da Sociedade Musical Capricho Setubalense e a Academia de Jazz “Os Franceses”. A Jam Session inicia-se a partir das 23 horas.
O festival é organizado pela Academia de Jazz e pela Câmara Municipal do Barreiro, com o apoio da Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses” e a parceria do jornal “Rostos”.