Já instalado no Serviço de Urgência Geral, o equipamento só aguarda licenciamento da Entidade Reguladora da Saúde para começar a ser operado
O Hospital do Barreiro já tem um novo equipamento de radiologia digital instalado no Serviço de Urgência Geral.
Adquirido ao abrigo de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o novo equipamento representou um investimento na ordem dos 350 mil euros e só aguarda licenciamento da Entidade Reguladora da Saúde para poder começar a ser operado, anunciou a Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR).
Em comunicado, a ULSAR salienta que o novo equipamento vem “substituir o existente”, que funciona “no Serviço de Imagiologia”, garantindo assim “uma resposta mais diferenciada aos doentes do Serviço de Urgência Geral e Pediátrica”.
Atualmente, adianta a ULSAR, a resposta aos doentes provenientes do Serviço de Urgência Geral e Pediátrica, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, é “realizada pelo Serviço de Imagiologia em sala dedicada para esta atividade”.
Com o novo equipamento de radiologia digital instalado no Serviço de Urgência Geral torna-se possível “dar uma resposta mais rápida e de proximidade aos doentes”, uma vez que estes “já não terão de se deslocar ao Serviço de Imagiologia para realizar exames”.
O equipamento que vai ser substituído tinha sido “adquirido em 2001” e funciona na sala de radiologia convencional, com “atividade dedicada aos pedidos provenientes do Serviço de Urgência”.
A ULSAR lembra ainda que o novo equipamento integrou uma candidatura ao PRR, no valor global de 3,8 milhões de euros, para “modernização e renovação de diversos equipamentos médicos, equipamentos informáticos e equipamento básico”.
“A realização de investimento na aquisição destes equipamentos é fundamental para garantir que a ULSAR possa oferecer serviços de saúde eficazes e de alta qualidade, alinhados com os padrões atuais em termos de acessibilidade e qualidade assistencial, assim como a atualização das infraestruturas que integram soluções de digitalização e eficiência energética, reafirmando o compromisso com a modernização da rede hospitalar, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços de saúde e a correção de assimetrias locais”, indica a ULSAR, a concluir.
Mostra e livros ULSAR celebra Dia da Prematuridade
O Dia Mundial da Prematuridade celebrou-se na última segunda-feira e, para assinalar a data, a Unidade de Neonatologia da ULSAR elaborou uma exposição, que pode ser apreciada na entrada do Hospital do Barreiro até 1 de dezembro. Intitulada “O que eu quero dizer ao mundo”, a mostra visa “sensibilizar para todos os desafios associados ao nascimento de um prematuro” e revela como estes bebés comunicam e “o que profissionais, cuidadores e família podem fazer para os ajudar a crescer de forma segura e saudável”, realça a ULSAR. No âmbito da celebração da data “foram ainda entregues às mães dos bebés internados na Neonatologia livros, elaborados pela Equipa de Promoção do Bem Estar do Recém-Nascido, para fazerem os registos dos primeiros dias dos seus bebés”.