Presidente da câmara municipal sucede a Carlos Rabaçal. Proposta foi aprovada apenas com votos do movimento independente
Maria das Dores Meira é a nova presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) e sucede a Carlos Rabaçal, primeiro responsável desde que estes serviços foram reativados, em dezembro de 2022.
Ao seu lado terá como vogais Bruno Russo, vereador com o pelouro do Ambiente, e José Rodrigues Alexandre, técnico superior na Câmara Municipal de Setúbal.
A decisão foi tomada esta quarta-feira na reunião ordinária pública do executivo camarário, tendo a proposta sido aprovada com votos a favor do movimento independente Setúbal de Volta (SET-V) e com as abstenções do PS, da CDU e do Chega.
O novo conselho de administração começa hoje a desempenhar funções, para cumprir um mandato com três anos de duração.
Durante a discussão do ponto da ordem de trabalhos a também presidente da Câmara Municipal de Setúbal elogiou o trabalho deixado pelos membros que agora cessam funções e falou em “transparência” e “dignidade” como foram deixados os serviços.
À semelhança do que referiu esta semana a O SETUBALENSE Fernando José (PS) considera que se trata de uma proposta “equilibrada” e que “faz todo o sentido”, tendo em conta que os SMS terão no Conselho de Administração pessoas que foram eleitas, no caso a presidente da Câmara Municipal e o vereador Bruno Russo, e um funcionário da autarquia.
Também Nuno Costa (CDU) elogiou o trabalho deixado e relembrou o esforço para a reativação do serviço.
Esta empresa obedece ao modelo de estrutura hierarquizada, sendo constituída por seis unidades orgânicas nucleares e por outras duas flexíveis. A estrutura nuclear é composta pelo Diretor Delegado e por seis Departamentos Municipais e a estrutura flexível por duas Divisões Municipais.
A estrutura dos SMS é de direção de natureza colegial, com o Conselho de Administração, cuja ação se apoia, no domínio técnico e administrativo, assim como, sempre que se considere necessário, no Diretor Delegado.
Por deliberação do Conselho de Administração podem ainda ser criadas subunidades orgânicas, ao nível de Núcleo, Setor, Serviço ou Gabinete, bem como grupos de trabalho sempre que tal se revele necessário.
A atividade dos SMS, organismo público de interesse local, iniciou-se em dezembro de 2022, embora a reativação date de dezembro de 2021, após deliberação da Assembleia Municipal sob proposta da autarquia setubalense.
Esta empresa tem como principal função garantir o serviço público de abastecimento de água, saneamento e encaminhamento a destino final adequado de águas residuais urbanas e resíduos sólidos urbanos no concelho de Setúbal.