Alcochete celebra o bacalhau com dez dias de sabores e tradições

Alcochete celebra o bacalhau com dez dias de sabores e tradições

Alcochete celebra o bacalhau com dez dias de sabores e tradições

Restaurantes do concelho apresentam ementas especiais que destacam a “versatilidade” desta iguaria

A vila de Alcochete está a celebrar um dos maiores símbolos da gastronomia portuguesa com a chegada da Semana Gastronómica de Alcochete dedicada ao bacalhau. A partir desta sexta-feira, e até 23 de novembro, a 8.ª edição desta iniciativa tem como objetivo “valorizar o produto, reforçar a ligação histórica ao concelho e promover a restauração local”.

- PUB -

Ao longo de dez dias serão vários os restaurantes do concelho que vão apresentar ementas especiais que destacam a “versatilidade” desta iguaria. Entre as receitas tradicionais encontram-se o bacalhau assado na brasa, o guisado com grão, a lapardana, as tibornas, os pastéis de bacalhau servidos com pão escuro e azeitonas, entre outras formas de confeção que “preservam sabores locais e memórias coletivas”, explica a Câmara Municipal de Alcochete em nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE.

De acordo com a autarquia, a Semana Gastronómica de Alcochete visa, desta forma, não só promover o bacalhau como “produto de excelência”, mas também “homenagear todos os que contribuíram para que este alimento se tornasse parte integrante da identidade portuguesa”.

Os restaurantes aderentes a esta iniciativa são o Ai Caramba, com Bacalhau Assado, o Alcach, com Lombo de Bacalhau à Portuguesa, o Alfoz, com Caldeirada de Línguas de Bacalhau com Ovos Escalfados, o Al´Sal, com Bacalhau à Brás, o Baba-te Connosco, com Bacalhau Espiritual, o Barrete Verde, com Bacalhau com Natas, a Casa Velha, com Bacalhau à Brás, a Cafreal, com Bacalhau à Lagareiro, o Don Formozzini, com Risoto de Bacalhau, o Joana Come a Tapa, com Ovos Rotos com Bacalhau, o Kimoa Beach Bar, com Bacalhau Gratinado com Batata Doce e o Arrastão, com Bacalhau à Arrastão.

- PUB -

Também O Marítimo, com Bacalhau à Casa, o Omaggio, com Risoto de Bacalhau com Espinafres, o Telheiro, com Bacalhau Assado com Batata a Murro, os Petiscos do António, com Bacalhau à Minhota, o Pereiras Restaurante, com Bacalhau Pereiras, o Radical Grill, com Bacalhau Espiritual, o Rangla Punjab, com Bacalhau Xawti, a Tasca do Vitor, com Bacalhau na Brasa, a Taberna dos Cabrões, com Caras de Bacalhau Assadas, o Vira Prato, com Bacalhau Confitado com Broa, Coentros e Batata a Murro e o Cocheira da Villa, com Bacalhau em Baixa Temperatura com Puré Trufado, decidiram aderir à Semana do Bacalhau.

A ligação ao concelho remonta à época dos descobrimentos, quando o peixe salgado se tornou essencial nas travessias marítimas portuguesas. No século XX, essa relação ganhou expressão económica, sendo que nos anos 1920, os navios bacalhoeiros que partiam de Lisboa abasteciam-se com o sal das marinhas de Alcochete, e, mais tarde, a instalação de secas de bacalhau consolidou o setor como uma importante atividade local.

O bacalhau é também símbolo cultural e afetivo, visto que em Alcochete, está presente nas tradições populares, como o Enterro do Bacalhau na Quarta-feira de Cinzas, e nas mesas quaresmais das famílias.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não