Causas do incidente, que mobilizou as autoridades marítimas locais, ainda não são conhecidas
Uma embarcação de pesca costeira afundou-se no porto de Setúbal, numa ocorrência cujas causas ainda não são conhecidas. O incidente mobilizou, desde cedo, as autoridades marítimas locais.
O alerta foi recebido pelas 10 horas da passada sexta-feira, 8 de novembro, dando conta de que uma embarcação atracada no porto estava a afundar. De imediato, foram acionados elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Setúbal, que se deslocaram ao local para avaliar a situação.
Em nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE, a Autoridade Marítima Nacional explicou que, à chegada, verificou-se que a embarcação já se encontrava submersa, embora sem qualquer registo de poluição nas imediações, garantindo que não houve impacto ambiental imediato.
Segundo a mesma informação, o proprietário da embarcação será agora formalmente notificado pela autoridade marítima e terá de apresentar um plano de reflutuação e remoção, de forma a permitir que a embarcação seja levantada e, posteriormente, possa voltar a navegar em condições seguras. Nesse sentido, antes de retomar a atividade, a embarcação deverá passar por uma vistoria para assegurar que reúne todas as condições normais de navegabilidade, clarificou a Autoridade Marítima Nacional.
O Comando Local da Polícia Marítima de Setúbal tomou conta da ocorrência, acompanhando o processo e garantindo que todas as medidas necessárias estão a ser aplicadas.