Foram concretizadas 3.240 análises à qualidade da água em 2024, e 2.128 análises no primeiro semestre de 2025
A água da rede pública no concelho de Setúbal voltou a ser distinguida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) como sendo “de qualidade exemplar”. Esta é o segundo ano consecutivo que os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) recebem a distinção.
Para o Conselho de Administração dos SMS, esta distinção é também uma validação do desempenho interno. “Este reconhecimento reflete o trabalho e o empenho dos trabalhadores, bem como a capacidade desta organização responder aos mais altos padrões de qualidade e exigência estabelecidos. Somos um exemplo a nível nacional, considerando que apenas 30% das entidades gestoras existentes no País, foram reconhecidas com esta distinção”, sublinham em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.
No último ano regulatório avaliado (2024), os SMS cumpriram a totalidade das análises previstas no Programa de Controlo da Qualidade da Água, e registaram 99% ou mais de cumprimento dos valores paramétricos, incluindo no controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli).
No total, foram concretizadas 3.240 análises à qualidade da água em 2024, e 2.128 análises no primeiro semestre de 2025.
No último Conselho de Administração dos SMS, há duas semanas, foi aprovado o Centro de Conhecimento de Águas Subterrâneas (CCAS). A nova estrutura integra o programa de iniciativas do centenário dos SMS, que será assinalado em julho de 2028.
O CCAS nasce como projeto pioneiro de divulgação científica, educação ambiental, inovação e investigação. Além de valorizar o aquífero Mio-Pliocénico do Tejo-Sado — o maior do país e que abastece o concelho e vários municípios da península — pretende reforçar a preservação e a conservação deste recurso.
O projeto quer ainda estimular reflexão sobre a sustentabilidade hídrica e sobre a urgência de procurar fontes alternativas de abastecimento.