Escritor, jornalista e guionista português em destaque no ciclo ‘Autor do Mês’ com mostra patente até ao final de novembro
Durante o mês de novembro, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal celebra a obra de Hugo Gonçalves, escritor, jornalista e guionista português, através de uma mostra integrada no ciclo ‘Autor do Mês’.
Esta iniciativa, dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal, convida o público a conhecer ou revisitar o percurso literário do autor, reunindo numa exposição bibliográfica vários dos seus livros mais emblemáticos, entre os quais ‘Filho do Pai’, ‘Filho da Mãe’, ‘O Caçador do Verão’, ‘Enquanto Lisboa Arde, o Rio de Janeiro Pega Fogo’ e ‘Fado, Samba e Beijos com Língua’.
Em nota de Imprensa, o município setubalense explica que esta mostra, patente até ao final de novembro, apresenta ainda sinopses, elementos biográficos e um vídeo sobre a vida e obra de Hugo Gonçalves, sublinhando a diversidade do seu percurso, que cruza o jornalismo, a literatura e a televisão.
Natural de 1976, o escritor foi cofundador da revista Focus e trabalhou como jornalista e correspondente em Nova Iorque, Madrid e Rio de Janeiro, onde exerceu também funções de editor literário. Em 2000, recebeu o Prémio Revelação do Clube Português de Imprensa. Mais recentemente, destacou-se como guionista da série ‘Rabo de Peixe’, da Netflix, e é cocriador e cronista do podcast ‘Sem Barbas na Língua’. Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. A autarquia esclarece ainda que com o ciclo ‘Autor do Mês’, a biblioteca pretende “aproximar a comunidade da literatura”, dando a conhecer escritores cuja obra tem “contribuído de forma significativa” para o panorama literário contemporâneo.