Vila Nogueira de Azeitão distinguida pela ONU como Best Tourism Villages 2025

Vila Nogueira de Azeitão distinguida pela ONU como Best Tourism Villages 2025

Vila Nogueira de Azeitão distinguida pela ONU como Best Tourism Villages 2025

Prémio atribuído na cidade chinesa de Huzhou reconhece a vila como destino de turismo rural, sustentável e inovador

A Vila Nogueira de Azeitão foi distinguida pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas como Best Tourism Villages 2025. Com este prémio, a vila passa a ser reconhecida enquanto destino turístico rural pelos “excecionais ativos culturais e naturais” e pelo “compromisso com a inovação e a sustentabilidade”, passando a integrar a restrita rede da Best Tourism Villages by UN Tourism.

- PUB -

O prémio foi entregue à Câmara Municipal de Setúbal, autora da candidatura, , em cerimónia realizada esta sexta-feira na cidade chinesa de Huzhou. A autarquia sadina fez-se representar pelo diretor do Departamento de Comunicação, Relações Internacionais e Turismo, Sérgio Mateus, e pela chefe da Divisão de Turismo, Carla Russo, numa cerimónia na qual participou também o diretor do Turismo de Portugal na República Popular da China, Tiago Brito.

Após a candidatura apresentada em maio pela autarquia setubalense, chegou o reconhecimento para a Vila Nogueira de Azeitão como Best Tourism Villages 2025. Em nota de Imprensa, o município setubalense explica que esta distinção resultou da avaliação de uma comissão independente da ONU para a área do turismo rural e sustentável à candidatura da Câmara Municipal de Setúbal.

Segundo a edilidade, além do reconhecimento atribuído a Vila Nogueira de Azeitão, que foi alargado a todos os operadores turísticos pelo trabalho realizado, o Best Tourism Villages 2025 representa um “desafio para os próximos três anos em matéria de aprofundamento de boas práticas na esfera do turismo sustentável”.

- PUB -

A par do “impulsionamento de estratégias inovadoras” alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são também objetivos do prémio a “promoção do turismo enquanto força para o desenvolvimento rural” e o “bem-estar das comunidades, valorizando e preservando aldeias e vilas rurais, paisagens, diversidade cultural e sistemas de conhecimento”.

Nesta cerimónia oficial realizada esta sexta-feira, em Huzhou, na China, foram entregues 54 distinções Best Tourism Villages 2025, num total de 270 candidaturas, de 65 países, apresentadas à quinta edição desta iniciativa da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas.

Além da promoção internacional dos destinos, com a chancela da ONU, os vencedores passam a integrar a rede mundial de Best Tourism Villages. Os distinguidos irão ser beneficiados com o contributo de especialistas, parceiros do setor público e privado envolvidos na promoção do turismo para o desenvolvimento rural, explica ainda o município.

- PUB -

Neste evento foram também reconhecidos Loriga e Mértola, que juntamente com Azeitão se juntam aos destinos portugueses que já tinham sido reconhecidos em edições passadas, designadamente Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Cumeada, Ericeira, Manteigas, Óbidos, Santa Cruz da Graciosa, Sortelha, Vila da Madalena, além de Ferraria de São João e Vila de Frades.

Para o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, a distinção obtida no final da semana passada demonstra que estas regiões estão no caminho certo para o desenvolvimento.

“Este reconhecimento reflete a riqueza dos nossos ativos nacionais e a importância das dinâmicas das comunidades, uma vez que o turismo só é verdadeiramente competitivo quando contribui para um desenvolvimento equilibrado em todas as regiões. A descentralização e valorização dos territórios, promovendo a diversificação da oferta turística e a criação de valor em todo o país, é um dos objetivos subjacentes ao trabalho que o Turismo de Portugal desenvolve. Estes prémios, conquistados pelas nossas vilas e aldeias, ao evidenciarem o esforço e a dedicação das comunidades locais na valorização dos seus territórios, são, assim, sempre muito significativos e inspiradores”, lê-se em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não