Fórum Cultural recebe evento, que presta homenagem ao maestro António Menino, e que reúne orquestras, bandas e solistas
O Festival Internacional de Clarinete António Menino regressa ao calendário cultural de Alcochete no último fim de semana de outubro, com três dias de concertos no Fórum Cultural de Alcochete e reunindo alguns dos nomes mais destacados da música para clarinete.
O concerto de abertura, marcado para quinta-feira, 24 de outubro, às 21h30, contará com a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, sob a direção do Tenente Ricardo Torres, que acompanhará os solistas Philippe Berrod (Clarinete Solista da Orchestre de Paris e professor no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris), Tiago Menino e a Guarda Inês Arede.
No sábado, 25 de outubro, às 18h30, o palco do Auditório António Menino recebe a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 (Banda de Alcochete), dirigida pelo maestro convidado Délio Gonçalves. Serão solistas Florent Pujuila, primeiro clarinete solista da Orchestre de Chambre de Paris, e Nuno Pinto, professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e membro de agrupamentos como os Clarinetes Ad Libitum.
O último dia do festival, domingo, 26 de outubro, às 18h30, será dedicado à Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, sob direção do maestro João Defeza. Neste concerto participam como solistas António Saiote (professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto), Filipe Dias (primeiro clarinete solista da Banda da Armada e professor em escolas de música profissionais), Luís Gomes, Eunice Gil e Tiago Menino.
O festival, que foi renomeado no ano passado, continua a prestar homenagem ao maestro António Menino, figura central na promoção e crescimento do evento, que se tornou uma referência cultural, não só em Alcochete, mas também a nível nacional e internacional.
Relativamente aos bilhetes, estes são gratuitos e podem ser levantados na bilheteira do Fórum Cultural de Alcochete no dia de cada concerto.