Automóveis do Campeonato de Portugal de Montanha desfilam amanhã entre o Largo José Afonso e o Parque Urbano de Albarquel
Será ao longo deste fim-de-semana que as emoções da velocidade estão de regresso à serra com a realização da Rampa da Arrábida, que este ano ganha uma expetativa adicional, pois no final serão conhecidos os campeões nacionais nas diversas categorias que estão em competição. A 34.ª edição deste evento arranca amanhã, com os automóveis concorrentes à última prova do Campeonato de Portugal de Montanha a desfilarem entre o Largo José Afonso e o Parque Urbano de Albarquel.
Este será o primeiro desfile alguma vez realizado dentro da cidade no âmbito da Rampa da Arrábida, tendo início às 22h15 de amanhã, levando as cerca de seis dezenas de concorrentes por um percurso de dois quilómetros e meio que passa pela Avenida Luísa Todi, pela Rua Cláudio Lagrange e pelas avenidas Jaime Rebelo e José Mourinho.
Em termos de estrutura competitiva tudo irá começar pela manhã de sábado com as subidas oficiais a partir das 10h00 e depois as descidas a iniciar às 13h00.
Do Parque Urbano de Albarquel os automóveis participantes na Rampa da Arrábida seguem para o parque de assistência, com escolta das forças de segurança. Ao contrário do que é habitual, este ano a prova de Setúbal é a última do calendário do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, apenas a segunda vez, depois do evento ser retomado em 2017 após 11 anos de interregno.
O espetáculo ganha assim este ano ganha uma expetativa adicional pois no final serão conhecidos os campeões nacionais nas diversas categorias que estão em competição. A Rampa da Arrábida voltará este ano, a trazer a Setúbal as mais profissionais equipas e os melhores pilotos nacionais, contando igualmente para o Campeonato de Portugal de Montanha JCGroup, para o Campeonato de Portugal de Montanha 1300, para o Campeonato de Portugal de Legends de Montanha, para o Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha e para a Taça de Portugal de Kartcross de Montanha.
De entre 70 e 80 pilotos que estarão na prova destaque para nomes como Luís Moutinho, Rui Ralha, Gonçalo Inácio, Salvador Coelho, Paulo Oliveira, José Carlos Guimarães e Eva Laranjeira. A organização prevê uma afluência de publico na ordem das 25 mil pessoas nos três dias de competição e exposição.
Para este ano a organização volta a reforçar a segurança de pilotos e público que só terá acesso a acompanhar a prova nos espaços devidamente autorizados ao longo do percurso com 3,5 quilómetros de extensão com partida junto ao Outão.