Certame apresenta exposições, uma oficina e uma sessão de cinema, em vários espaços e equipamentos do concelho
Arranca esta sexta-feira a 11.ª edição da Festa da Ilustração com atividades previstas até Dezembro. Este ano o certame apresenta perto de uma dezena de exposições, a par de uma oficina e de uma sessão de cinema, em vários espaços e equipamentos do concelho.
Organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o atelier DDLX, o evento cultural abre esta sexta-feira, às 22h30, na Casa da Cultura, com exposições das ilustradoras Rachel Caiado, convidada nacional, e Yara Kono, convidada internacional, patentes até 30 de novembro.
No dia seguinte, sábado, o vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2025, André da Loba, é responsável pela tertúlia “Contos cantados”. Esta decorre pelas 11h30 na Livraria Culsete.
Neste dia contam-se outras cinco atividades entre as quais a inauguração da exposição “Ilustração Portuguesa” no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, a partir das 15 horas, com trabalhos de ilustradores portugueses. Esta, patente até 15 de novembro, está aberta ao público para visitas às quintas, sextas-feiras e sábados das 15 às 18 horas.
Uma hora mais tarde o Museu do Trabalho Michel Giacometti recebe a inauguração da mostra “O cruciverbalista – 100 anos de palavras cruzadas em Portugal”, de Paulo Novo e Paulo Freixinho, patente até 5 de janeiro. Pelas 17 horas “Bug”, de André Ruivo, é inaugurada na Casa Bocage, onde está disponível para visitas até 29 de novembro.
Um dos destaques da programação é “Zé: sempre o mesmo – 150 anos de Rafael Bordalo Pinheiro”, de Jorge Silva, onde a icónica personagem Zé Povinho vai ser a estrela. Estará na Galeria Municipal do 11 até 6 de dezembro e é inaugurada a 4 de outubro pelas 18 horas.
Para terminar as atividades deste dia, pelas 19 horas, é também inaugurado o projeto artístico “Vidas entre o mar e a terra – Comunidades piscatórias de Setúbal”, da responsabilidade de Evanthia Tsantila com Luís Tibério. Até 23 de novembro a exposição está disponível para visitas no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.
Para complementar todas estas exposição a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas cedeu os cartazes que marcaram o Dia Mundial do Livro, de 2010 a 2025, e do Dia Internacional do Livro Infantil, de 2005 a 2025, que vão estar em exposição nas bibliotecas de Setúbal e Azeitão até 30 de outubro.
Além das exposições vão ainda contar-se duas outras atividades paralelas, que vão decorrer no próximo mês. Uma delas na Casa da Cultura, que tem duas datas e quatro horários, que dá pelo nome “Viagens à Volta de uma Linha”. A oficina orientada por Cláudia Nóvoa e Rachel Caiano tem como objetivo explorar “linhas, fios, traços, riscos, rolos e frases”. Esta decorre a 7 e 8 de outubro, às 10h30 e às 14h30.
Esta é destinada, além das famílias, aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos e as inscrições decorrem na Casa da Cultura. Já a 11 de outubro, pelas 15 horas, a Casa das Imagens Lauro António recebe uma sessão de curtas de André Ruivo, ao que se segue uma conversa. Presentes vão estar o ilustrador, o curador da festa, José Teófilo Duarte e, José Vítor Malheiros. A entrada é livre.