Cabeça de lista à Junta de Palhais/Coina é acusado de ter tentado atropelar e agredir residente
A coligação PSD/CDS do Barreiro quer que o PS retire a confiança política e exija a renúncia da candidatura de Juvenal Silvestre à presidência da Junta da União das Freguesias de Palhais e Coina. E a distrital do PSD veio agora reforçar a pretensão da coligação local da AD, ao desafiar a Federação Distrital de Setúbal do PS a pronunciar-se sobre o episódio recente que envolveu Juvenal Silvestre, acusado por social-democratas e centristas de ter tentado atropelar e agredir com uma barra de ferro um cidadão na via pública, com base num vídeo que circula na rede social Facebook.
“O silêncio perante este tipo de situações torna-nos cúmplices. Vai a Federação Distrital do PS continuar em silêncio perante estes actos reprováveis? Vai retirar a confiança política ao candidato à presidência da União das Freguesias de Palhais e Coina? Vai exigir a Juvenal Silvestre a renúncia à sua candidatura a presidente da Junta de Freguesia?”, questionou a distrital laranja, em comunicado.
Confrontado com o repto, André Pinotes Batista, presidente da federação distrital do PS, foi perentório: “Juvenal Silvestre é um cidadão exemplar, conhecido por todos, com mais de 40 anos de serviço público. Esta foi a mesma AD que o elogiou e apoiou em 2013. Como cada um tem a sua versão dos factos, é deixar as autoridades fazerem o seu trabalho. Juvenal Silvestre apresentou queixa”, disse o responsável pelo PS distrital.
O vídeo mostra um homem a colocar-se deliberadamente na faixa de rodagem para bloquear a marcha da viatura da junta conduzida por Juvenal Silvestre, que abrandou até parar. O homem manteve-se imóvel a impedir a passagem do veículo e o condutor fez marcha-atrás para voltar a arrancar. Nesse momento atinge o homem com a parte lateral da frente da viatura. As imagens não captam o instante seguinte, quando o homem se dirige ao veículo, que parou escassos metros à frente. Mas mostram, depois, Juvenal Silvestre a sair da viatura e a empunhar um objeto, com o qual investiu na direção do homem e o ameaçou, sem concretizar agressão. O homem afastou-se de seguida e voltou a rumar no sentido da viatura, quando Juvenal Silvestre também regressava ao veículo. E mais não se vê.