Fórum Luísa Todi recebe, pelas 17 horas, primeira apresentação que segue depois para a Moita, a 27 de setembro
O GATEM – Espelho Mágico está prestes a iniciar uma nova temporada de peças e, para começar em grande, vai apresentar no Fórum Municipal Luísa Todi o clássico “Dom Quixote de La Mancha” que tem depois uma outra passagem pela Moita.
A 44.ª produção da companhia de teatro setubalense, que é uma adaptação da célebre obra de Cervantes, vai subir a palco a partir das 17 horas deste sábado para marcar o regresso do “eterno cavaleiro dos sonhos e das causas impossíveis”.
A peça volta a ser apresentada no fim de semana seguinte (27 de setembro) pelas 16 horas no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Moita.
Em palco vai estar o elenco habitual da companhia para uma peça que tem adaptação e encenação de Miguel Assis, assistência de encenação de Céu Campos e Madalena Freire Pereira, música original de António Carlos Coimbra, guitarra flamenca de Rodrigo Crespo, cenografia e guarda-roupa de Céu Campos, desenho de luz de José Santos, caracterização de Carolina Macedo, som de Pedro Azinheira e, carpintaria de Hélder Teixeira.
“Há mil e uma aventuras do cavaleiro andante — algumas escritas por Cervantes, outras que talvez o próprio tenha vivido. Este espetáculo mostra que todos podemos ser Dom Quixote… basta acreditar”, lê-se na sinopse enviada à redação d’O SETUBALENSE.
A peça vai ter “uma abordagem lúdica e reflexiva” e é adaptada a todos as idades “sendo uma excelente proposta para famílias, escolas e amantes do teatro”. Cor, música e fantasia são as três palavras-chave do espetáculo.
A proposta é de que a nova produção possa transportar os espetadores “para o universo encantado e satírico de Dom Quixote, o fidalgo castelhano que, munido de livros de cavalaria e uma imaginação fervilhante, parte em missão para corrigir os males do mundo”. “Ao seu lado, o fiel e pragmático Sancho Pança equilibra o enredo, numa jornada repleta de humor, poesia e crítica social. Uma encenação didática, visual e emocional muito bem acompanhada por músicas de grande inspiração”, lê-se ainda na mesma informação.
O espetáculo é orientado para maiores de seis anos e os bilhetes já estão à venda, podendo ser adquiridos na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi ou na Bilheteira Online (BOL). A peça de teatro tem a duração de 70 minutos e os ingressos têm o custo de 7,50 euros.