Operação, apoiada pela proteção civil, durou cerca de duas horas e obrigou a improvisação “engenhosa”. Animal estava preso num tubo de drenagem de águas pluviais
A operação durou cerca de duas horas, durante a noite de quinta-feira passada, mas teve desfecho feliz: salvou-se uma vida animal. A cabra, que havia caído num tubo do sistema de águas pluviais, numa zona do Alto Estanqueiro-Jardia, foi resgatada pelos Bombeiros Voluntários do Montijo.
Segundo fonte da Proteção Civil Municipal do Montijo, entre as 22 horas e a meia-noite, seis elementos da corporação desenvolveram todos os esforços para aceder ao fundo do tubo de drenagem de águas pluviais onde o animal se encontrava preso, depois de ali ter caído por falta da respetiva tampa de segurança, alegadamente furtada do local.
No interior do mecanismo, o animal deslocou-se para uma parte de dimensão mais estreita e inacessível a uma pessoa, o que dificultou a operação, desenvolvida com o apoio da Proteção Civil Municipal.
Era necessário que o animal se voltasse a mover para uma parte que permitia acesso. E a solução adotada foi injetar, aos poucos, água no mecanismo. Um trabalho demorado, mas que recompensou, já que a cabra acabou por se mover e ficar acessível à mão humana. Foi agarrada pelos cornos e retirada do local, revelou a mesma fonte.
No final, o animal ainda conheceu o interior de uma ambulância dos bombeiros, mas sem motivos para alarme, pois o seu estado clínico não inspirou cuidados.


