PS enche Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida com apresentação de candidatos e programa eleitoral

PS enche Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida com apresentação de candidatos e programa eleitoral

PS enche Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida com apresentação de candidatos e programa eleitoral

Ricardo Bernardes, cabeça de lista à Câmara, anunciou as prioridades de ação em cerimónia apadrinhada por José Luís Carneiro

Higiene urbana, habitação, educação e saúde são as prioridades da candidatura socialista, encabeçada por Ricardo Bernardes, à Câmara Municipal do Montijo. As propostas para os próximos quatro anos – assim como os candidatos a todos os órgãos autárquicos do concelho – foram apresentadas na passada terça-feira, em cerimónia apadrinhada por José Luís Carneiro, secretário-geral do PS.

- PUB -

A sessão ficou marcada pela forte capacidade de mobilização do partido – que permitiu encher o Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida até ao 1.º balcão (mais de 400 pessoas estiveram presentes) – e pelo facto de, no Montijo, o PS se ter tornado no primeiro partido a apresentar o programa eleitoral.

E Ricardo Bernardes começou pelo futuro aeroporto, que já serviu de bandeira eleitoral aos socialistas em eleições anteriores. “Comprometemo-nos a apresentar, nos primeiros três meses de mandato, um plano estratégico sobre o novo aeroporto, para reivindicar e negociar com o Governo investimentos fundamentais para o nosso concelho”, assumiu.

Por entre “bicadas” implícitas aos principais adversários – os cabeças de lista Fernando Caria (movimento independente), Luís Franco (CDU), Pedro Vieira (PSD/IL) e Nuno Valente (Chega) –, Ricardo Bernardes avançou depois com outros dois compromissos: a construção de “um centro escolar com níveis de ensino desde o pré-escolar ao 3.º ciclo, na União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro”, e a conversão do Parque de Exposições Acácio Dores “num pavilhão multiusos”, para dar resposta às necessidades em termos de “infraestruturas desportivas”.

- PUB -

No domínio da habitação, apontou a “mais 100 fogos a custos acessíveis, através de parcerias com privados”, a somar à construção e reabilitação de fogos já candidatados pela Câmara ao PRR. “Vamos trazer os privados para este esforço, com medidas que vão da disponibilização de terrenos municipais, para que construam habitação a custos controlados, a permitir o pagamento das taxas urbanísticas mediante a entrega de fogos, que a Câmara colocará no mercado a custo acessível, além de benefícios fiscais para os proprietários que optem pelo arrendamento acessível”, explicou.

Em carteira está ainda a construção de mais casas, através de dois projetos: um na antiga Fábrica do Izidoro; e outro no antigo Parque de Materiais Agrícolas de Pegões, para albergar ainda um pavilhão de atividades culturais e desportivas, estacionamento, jardins e um parque infantil, entre outros. Para isso, o candidato compromete-se a negociar com o Governo a cedência ao município desse espaço, que se encontra abandonado.

A limpeza e a reabilitação do espaço público são também prioridades e Bernardes aposta na criação de “brigadas de intervenção rápida, para detetar e resolver situações como lixo fora dos contentores, buracos nas estradas ou passeios, fugas de água”. Além disso propõe-se a “reforçar as equipas ligadas ao setor de jardins e espaços verdes”.

- PUB -

Requalificar as vias rodoviárias, como a EM 533 e a Estrada do Seixalinho, garantir um novo acesso à Ponte Vasco da Gama, com acordo de financiamento com a tutela, e reabilitar o núcleo urbano da cidade e a zona ribeirinha, além do reforço da mobilidade, com mais autocarros a circular dentro da cidade e desta para as freguesias, foram outras das propostas apresentadas. Na área da saúde, Bernardes assumiu que pretende assegurar consultas aos utentes sem médico de família, através de um protocolo que envolva o Ministério da Saúde, a Câmara Municipal e uma instituição do setor social,

Na iniciativa estiveram presentes Ana Catarina Mendes, António Mendonça Mendes, André Pinotes Batista, Eurídice Pereira, Eduardo Cabrita, entre outras individualidades socialistas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não