Carla Pereira aponta à construção de piscina em Pegões-Gare. Vasco Fernandes avança com oferta de cheque bebé para as famílias de Montijo/Afonsoeiro
O movimento independente “Montijo com Visão e Coração”, liderado por Fernando Caria, fez no último fim de semana a apresentação pública das listas que candidata à União das Freguesias de Pegões e à União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.
A sessão em Pegões, que decorreu no sábado, ficou marcada pelo anúncio de um conjunto de propostas assumidas por Carla Pereira, candidata à presidência da junta. A “requalificação do Casal Modelo nas Figueiras” e a “construção da piscina de Pegões-Gare, como espaço de lazer e convívio”, é um dos principais compromissos da candidatura independente.
Na área da saúde, a aposta passa pela celebração de um “protocolo com a Santa Casa para garantir mais médicos e acabar com as longas esperas nos centros de saúde”. No domínio da educação e juventude, foi apontada como prioridade a “remodelação e climatização das escolas, aulas de música e desporto em coordenação com associações locais”.
A criação de “um centro de recolha de resíduos e lixo grosso”, o “reforço da manutenção de estradas e bermas” e “melhor iluminação pública” são outros dos compromissos assumidos, aos quais se juntam ainda, mas no âmbito da modernização e transparência, medidas como a “digitalização da junta”, a “criação de uma plataforma para reporte de ocorrências em tempo real” e o “apoio ativo às comissões de moradores”.

Propostas que são para cumprir, conforme garantiu Carla Pereira. “Não somos um movimento que faz promessas. Somos um movimento que assume compromissos. Queremos devolver dignidade, progresso e orgulho à nossa terra”, disse a cabeça de lista à junta.
E Fernando Caria, cabeça de lista à Câmara do Montijo, carregou nas críticas aos socialistas. “A candidatura do PS em Pegões publicou um vídeo onde nos chama populistas e demagogos, porque viemos apresentar aqui o que o PS durante anos na Câmara não conseguiu resolver: já perderam mais de 20 mil euros em fundos do PRR para completar o complexo desportivo em Pegões Cruzamento e o mesmo para as piscinas”, atirou.
Na véspera, o movimento apresentou a lista candidata à Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, encabeçada por Vasco Fernandes. A sessão decorreu nas Colinas do Oriente, com Vasco Fernandes a realçar o carácter independente do movimento liderado por Fernando Caria e a deixar críticas implícitas ao PS local. “Não temos amarras partidárias, não recebemos ordens de sogros nem de padrinhos políticos. Estamos aqui unidos pelo Montijo e Afonsoeiro, para servir as pessoas e não para servir interesses partidários”, afirmou.
Durante a sessão foram também apresentadas as prioridades de ação da candidatura para a União das Freguesias. Vasco Fernandes aponta ao “reforço dos trabalhadores da junta no apoio às escolas e ruas”, à “instalação de bebedouros e sombras em parques” e à “melhoria dos ecopontos e recolha de lixo”.
Para a área da educação, defende “presença ativa da junta nas escolas, manutenção constante dos estabelecimentos do 1.º ciclo e apoio logístico e financeiro a atividades escolares”. No domínio da juventude são objetivos a “criação do Orçamento Participativo Jovem”, “programas de voluntariado e férias ativas”, e a “instalação de um Espaço Jovem”.
Para a área ambiental a aposta assenta em “programas de limpeza do rio e margens”, no “reforço da rede de parques caninos” e no “apoio às associações de cuidado animal”. A atribuição de um “cheque bebé às famílias”, a “criação de um festival náutico”, o “apoio permanente às associações” e o “reforço da Academia Sénior” completam o leque de propostas.