Homenagens decorreram na Biblioteca Bento de Jesus Caraça e integraram-se nas comemorações do Dia do Município
A Câmara da Moita distinguiu, na última terça-feira, 23 personalidades e entidades locais que, em diferentes áreas, têm elevado o nome do concelho. Durante a cerimónia, realizada no auditório da Biblioteca Bento de Jesus Caraça, no âmbito das comemorações do Dia do Município, a autarquia atribuiu 18 medalhas de mérito municipal e cinco medalhas de bons serviços ao município.
Carlos Albino, presidente da autarquia, sublinhou a importância das homenagens “a todos aqueles que fazem do concelho da Moita aquilo que ele é: um concelho vivo, dinâmico, acolhedor e de braços abertos”. E lembrou: “É este espírito que nos distingue e que nos fortalece. É esta união de todos que dá sentido à palavra comunidade”.
Com a Medalha de Honra do Município foram reconhecidos Leonel Lopes, Isabel Maria Aranha Lino, Ezequiel Gonçalves Feijão e Augusto César Esteves.
A Medalha de Mérito Artístico e Cultural foi atribuída a duas entidades: Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita.
Já com a Medalha de Mérito Desportivo foram galardoados António Henriques Jesus Oliveira, Mariana Cascalheira, Vasco Peso, Maria Semião, Orlando dos Santos Carmo Júlio “Canhoto” (a título póstumo), João Soeiro e ainda o Grupo de Show e Precisão Fly Show Team.
Receberam a Medalha de Mérito Económico e Social Cari Closet, Drogaria Granoral, Retrosaria Sami, Centro de Reformados e Idosos da Baixa da Banheira (CRIBB) e Nuno de Carvalho “Mata”.
A Medalha de Bons Serviços ao Município foi entregue a João Manuel Amaral Costa Afonso, Augusto Jorge Pires, José Luís Tomás Castelo, José Rómulo Almeida Marques e António Maria Silva Condeça (subchefe dos Bombeiros da Moita).
A cerimónia englobou um momento musical protagonizado Filipa Campante, na voz, e Vítor Hugo Ponte, na guitarra.