Tempo quente e seco dos próximos dias leva Proteção Civil a deixar alertas à população

Tempo quente e seco dos próximos dias leva Proteção Civil a deixar alertas à população

Tempo quente e seco dos próximos dias leva Proteção Civil a deixar alertas à população

IPMA informa que as temperaturas vão rondar os 38 e os 40 graus. Serviço municipal pede que os cidadãos adotem medidas preventivas

As altas temperaturas que se vão fazer sentir nos próximos dias obrigam a que o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal tenha lançado um alerta à população devido ao acrescido risco de incêndios rurais.

- PUB -

Segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a temperatura máxima vai rondar os 38 e os 40 graus Celsius no interior “da região sul, assim como nos vales do Tejo e do Douro, e uma humidade relativa do ar inferior a 30 por cento em grande parte do território, com fraca recuperação noturna”, como explica a nota de Imprensa da Câmara de Setúbal enviada a O SETUBALENSE.

Neste sentido, informa o serviço de proteção civil, “não é autorizada a realização de queimada extensiva e, nos dias de perigo de incêndio muito elevado e máximo, é proibido fazer queima de amontoados e utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito”.

Ao mesmo tempo é proibido fumigar ou desinfestar em apiários – exceto os fumigadores com dispositivos de retenção de faúlhas – bem como fazer uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. É alertado ainda para que se evite o uso de grades de discos.

- PUB -

“A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção de medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período”, lê-se na mesma informação.

Para a população em geral, e mais especificamente os jovens e idosos, não devem estar expostos ao sol entre as 11 e as 17 horas e é aconselhada a aplicação de protetor solar a cada duas horas. Uma boa hidratação, a utilização de ambientes frescos e de roupas frescas que cubram o corpo são outras das medidas recomendadas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não