Mais de 70 por cento das propostas apresentadas pela população incide na área da rede viária. Processo será concretizado pelo novo executivo
O “Eu Participo Munícipes” 2025 – mecanismo de democracia participativa promovido pela Câmara de Palmela – teve “377 propostas apresentadas pela população”, mas as sessões públicas e votações só vão ter lugar em novembro, já com um novo executivo municipal.
Segundo a autarquia, “a grande maioria das propostas validadas (71%) enquadra-se na área da rede viária e sinalização de trânsito”. Depois surgem “propostas de âmbito geral – que integram mais do que uma área de atuação – e muitas outras relativas a requalificação do espaço público”.
Das propostas apresentadas para a freguesia de Palmela, destacam-se “as pavimentações das Ruas dos Torneiros, das Alfaçanhas e do Estaleiro dos Poços”, assim como “a criação de uma bolsa de estacionamento e espaço verde na Rua Maestro Ferrer Trindade”.
Para a freguesia de Pinhal Novo “a maioria das propostas incidiu nas pavimentações dos Aceiros do Raul e do Peliche (Fonte da Vaca) e da Rua do Olival, na Lagoa da Palha (incluindo saneamento e rede de água), na pavimentação e rede de esgotos na Rua Zeca Afonso (Lagoa da Palha) e no prolongamento da ecovia desde a Rua da Lagoa da Palha até à Rua Joaquim Maria Branco”.
Já no que diz respeito às propostas apresentadas para a freguesia de Quinta do Anjo, a autarquia indica que “incidiram nas pavimentações das Ruas da Boa Esperança, do Emigrante, do Faia e do Beco do Navegador”, sendo que nos três últimos arruamentos referidos as propostas “refletem ainda a necessidade de infraestruturação”.
E para o território da União das Freguesias de Poceirão e Marateca estão “também em destaque” propostas para intervenção na rede viária. Para Poceirão foram apresentadas as seguintes propostas: “Pavimentação das Ruas dos Artures (Agualva de Cima) e da Feijoeira (Asseiceira) e a conclusão da pavimentação da Rua Joaquim Gomes Romão”. Para Marateca, “a proposta de criação de uma prova de milha urbana noturna para dinamizar a aldeia de Águas de Moura foi a mais citada”.
A 2.ª fase das assembleias públicas e votações das propostas decorrerá em novembro, devido à realização das eleições autárquicas em 12 de outubro. O processo será assim concretizado “após a tomada de posse do novo executivo municipal”, indica a autarquia.
Os interessados podem consultar todas as informações sobre o “Eu Participo Munícipes” em https://epm.cm-palmela.pt.