Especialistas debatem Educação de Infância em seminários internacionais no IPS

Especialistas debatem Educação de Infância em seminários internacionais no IPS

Especialistas debatem Educação de Infância em seminários internacionais no IPS

Iniciativa para refletir sobre impacto do conhecimento e da política na educação das crianças e na formação dos profissionais que as acompanham

O Instituto Politécnico de Setúbal, através da sua Escola Superior de Educação (ESE/IPS), acolhe, de 17 a 19 de setembro, o VIII Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e do IV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação. A conferência de abertura estará a cargo de António Sampaio da Nóvoa, professor catedrático e reitor honorário da Universidade de Lisboa. Esta iniciativa tem como objetivo refletir sobre o impacto do conhecimento, da política e da comunidade na educação das crianças e na formação dos profissionais que as acompanham.

- PUB -

A escola de educação será palco destes dois encontros, que reúnem investigadores, estudantes, professores e educadores do espaço lusófono. Desta forma a ESE será a anfitriã de um fórum que visa discutir, de forma “crítica e partilhada”, os processos educativos em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Em nota de Imprensa, a organização, em parceria com a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de Alagoas (Brasil), sublinha a pertinência deste debate, lembrando os 51 anos do 25 de Abril e os 50 anos das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa, assim como o contexto atual de guerras e crises climáticas e sociais.

A organização destaca também, entre os oradores de relevo, António Sampaio da Nóvoa, professor catedrático e reitor honorário da Universidade de Lisboa, que irá abrir a sessão de trabalho com a conferência ‘Conhecimento e política na formação de professores’. Proveniente do Brasil, Márcia Buss-Simão, da Universidade Federal de Santa Catarina, apresenta a reflexão ‘As crianças interrogam a docência: especificidades da docência na educação infantil’. Quanto ao encerramento, este ficará  a cargo de Elena Colonna, da ONG CoMeDia (Moçambique), com a intervenção ‘Entre ciclones e esperança: a educação ambiental reimaginada pelas crianças moçambicanas’.

- PUB -

De acordo com a informação enviada em nota de Imprensa pelo politécnico de Setúbal, este encontro realiza-se num espaço de “forte simbolismo”, uma vez que a ESE, que celebra 40 anos de existência, foi criada como “projeto político sem edifício próprio, enraizado em valores de democracia participativa e crítica”. “Com um percurso muito ligado às comunidades locais, foi acolhida por autarquias, associações, museus e outros espaços, sendo ela própria um exemplo vivo do papel da comunidade nos processos educativos”, reforça a instituição de ensino superior na mesma nota.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não