Na preparação para o novo ciclo escolar que começa aos 6 anos, é fundamental que os pais estejam atentos à saúde das crianças. No Hospital da Luz Setúbal ou na clínica Luisa Todi, os pais encontram os serviços de saúde adequados às necessidades de saúde dos seus filhos
A preparação do regresso às aulas em setembro, como muitos pais sabem, não se pode fazer na véspera do primeiro dia de aulas.
A mudança de ano, de turma, ou de escola é pensada e organizada no final do ano letivo anterior. A compra dos manuais é quase obrigatória antes da ida para férias, assim como a mochila, os cadernos e o material para desenhar. E o novo guarda-roupa – porque nas férias eles crescem sempre imenso e a roupa de inverno do ano anterior já não vai servir – é uma inevitabilidade mal se começa a pôr de lado toalhas e fatos de banho do verão.
Toda esta logística faz parte das rotinas das famílias com filhos e, à medida que eles vão crescendo e os pais vão adquirindo mais experiência nesta coisa de serem ‘encarregados de educação’, tudo se vai tornando mais fácil e simples de concretizar.
O checklist do regresso às aulas, porém, não fica completo apenas com a inscrição, a compra do material escolar e a organização da roupa de inverno de que as crianças precisam. Na verdade, é preciso um pouco mais: então, e a saúde dos miúdos?
Esta pode ser uma boa oportunidade para verificar se eles estão a crescer como deve ser, se veem e ouvem bem, se as vacinas e a saúde oral estão em dia e se estão aptos para fazer a ginástica da escola ou qualquer outro desporto nos clubes da zona.
Sobretudo na mudança da idade pré-escolar para o 1º ciclo, uma fase do desenvolvimento físico e mental tão decisiva para as crianças, este ‘check-up geral’ de saúde pode ser uma excelente ajuda para orientar os pais a saber o que vão enfrentar os seus filhos nessa nova fase e como lidar com essa mudança.
Eis o que se pode incluir na checklist de saúde para o regresso às aulas:
Consulta de pediatria
O check-up de saúde do seu filho pode até resumir-se a isto: uma consulta com o pediatra que o acompanha desde o início da sua vida. Ninguém conhecerá a saúde dele como este especialista. Por isso é com o pediatra que poderá sempre esclarecer as principais dúvidas e é ele que, em regra, referencia para outros especialistas. Seja em idades específicas ou conforme as necessidades de cada um.
Consulta de oftalmologia
Uma consulta de oftalmologia é uma indicação comum na mudança para o primeiro ciclo. Não espere pela informação do professor do seu filho, dizendo que ele não está muito atento à aula. Poderá não está a conseguir ver assim tão bem o que se passa lá à frente. Se há familiares próximos com problemas de visão desde crianças, mais uma razão ainda para fazer este rastreio de visão ao seu filho. E antes de as aulas começaram, claro.
Consulta de otorrinolaringologia
O mesmo vale para a audição. Uma consulta com um especialista em otorrinolaringologia de crianças pode ajudar a prevenir problemas escolares ao seu filho, caso exista algum défice de audição, por menor que ele seja.
Vacinas em dia
Verificar se estão em dia as vacinas do programa nacional de vacinação e outras que o pediatra tenha indicado também é preciso. Portanto, antes do regresso às aulas, estará já tudo em dia. Um lembrete na sua checklist de regresso às aulas, porém, não fará mal. Nada como prevenir…
Saúde oral
Uma visita ao médico dentista também é imprescindível. Alguns doces a mais no verão podem ter feitos estragos, que será sempre melhor tratar antes que piorem. Além de ser uma excelente oportunidade para reforçar a mensagem sobre a importância de lavar bem os dentes. Tudo para manter uma boa saúde oral.
Pronto para as atividades desportivas
Mais um que é obrigatório, se pensa inscrever os seus filhos numa modalidade desportiva extracurricular. Clubes, associações, escolas, piscinas – todas as instituições que proporcionam a prática de um desporto às crianças precisam de ter a certeza de que as crianças estão aptas. Mais uma vez fale com o pediatra que acompanha a criança. Ele saberá dizer-lhe o que é preciso em cada caso.
O regresso às aulas não precisa de se transformar num momento de ansiedade e stress familiar. E as equipas clínicas do Hospital da Luz estão disponíveis para as consultas onde pode cumprir este checklist básico.
Mas, caso seja essa a indicação do pediatra, pode também procurar as outras especialidades com valências pediátricas diferenciadas e dedicadas a situações menos comuns no Hospital da Luz.
A surdez na infância pode ter causas genéticas, congénitas ou adquiridas nos primeiros anos de vida.
Quando a perda auditiva é ligeira/moderada pode passar, inicialmente, despercebida, manifestando-se mais tarde como dificuldade na aprendizagem durante o primeiro ciclo de ensino.
A avaliação da audição deve ser feita à nascença, em idade pré-escolar (5-6 anos) e em adultos sempre que haja suspeita de alterações no funcionamento do ouvido. – Hugo Luiz Rodrigues – Médico especialista em otorrinolaringologia, Hospital da Luz Setúbal
Entre os 4 e os 8 anos, as crianças passam por uma fase crucial no desenvolvimento da comunicação. É nesta idade que consolidam a fala, enriquecem o vocabulário e ganham confiança para se expressar. O rastreio de fala e linguagem permite detetar, de forma precoce, dificuldades que muitas vezes passam despercebidas — como trocas de sons, atraso no desenvolvimento da linguagem, hábitos orais prejudiciais ou mesmo alterações na voz. Quanto mais cedo estas situações forem identificadas, mais eficaz será a intervenção, evitando problemas futuros na aprendizagem, na autoestima e na interação social. Um rastreio é rápido, lúdico e pode fazer toda a diferença no percurso escolar e na vida da criança. – Nuno Silva – Terapeuta da fala, Hospital da Luz Setúbal
Assegurar uma adequada saúde ocular e visual antes do início do ano letivo é um passo importante não só para promover o sucesso académico, mas também o adequado desenvolvimento global das crianças e jovens.
Algumas dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas com problemas visuais não diagnosticados e, por isso, o rastreio oftalmológico nesta fase é aconselhado. É uma excelente altura para levar os seus filhos ao oftalmologista! – Cláudia Bacalhau – Médica especialista em oftalmologia, Hospital da Luz Setúbal