APA refere que os trabalhos são retomados no outono “para garantir a renaturalização das áreas de depósito dos dragados”
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai hoje concluir a primeira fase da empreitada de abertura e desassoreamento da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.
A intervenção, um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, começou em final de maio para garantir a a ligação entre a lagoa e o mar através da abertura da barra de maré, um trabalho feito com recurso a meios mecânicos terrestres numa extensão de quase 560 metros.
Os trabalhos tiveram de ser prolongados graças à necessidade de escavar um volume adicional ao previsto no projeto com cerca de 30 mil metros cúbicos.
Com um prazo de execução de 100 dias e financiamento atribuído ao abrigo do Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, a entidade diz que se deu cumprimento à Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE).
Os trabalhos vão ser retomados no outono “para garantir a renaturalização das áreas de depósito dos dragados”, lê-se no comunicado enviado ao nosso jornal.