Comissão política concelhia considera que reentrada em funcionamento do espaço aumenta a “capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários no concelho”
Os eleitos do PSD nos órgãos do município de Setúbal exaltam a reabertura da Unidade de Saúde Familiar (USF) de São Filipe, que decorreu no passado dia 4 de agosto.
Numa declaração apresentada esta quarta-feira na reunião pública do executivo da Câmara de Setúbal, e em nome da Comissão Política do PSD Setúbal, os social-democratas consideram que a reentrada em funcionamento do espaço de saúde vai reforçar a “capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários no concelho”, lê-se no documento enviado a O SETUBALENSE.
Ao mesmo tempo deixam o alerta e pedem que esta situação sirva de exemplo para se ter em conta a “importância de uma avaliação rigorosa e contínua das condições de todos os edifícios públicos afetos à saúde, prevenindo riscos e salvaguardando vidas”.
Ao lembrar as empreitadas que eliminaram o risco de exposição ao amianto, tanto por parte dos utentes como dos profissionais de saúde, agradecem o “trabalho de todos” que contribuíram para esta obra no sentido da USF retomar “a sua missão em condições de salubridade adequadas e de respeito pela dignidade de utentes e profissionais”.
Não deixam de referir que estas condições já tinham sido alertadas e que, por despacho do Ministério da Saúde à época em funções, “apenas houve a determinação do encapsulamento do amianto existente no edifício”.
“O PSD Setúbal reafirma que a proteção da saúde dos cidadãos e dos trabalhadores é uma prioridade inegociável”, lê-se na mesma informação.