A nossa viagem começa em Almada, com o emblemático Cristo Rei a dominar a paisagem sobre o Tejo. Apanhe o autocarro da Carris Metropolitana ou o Metro Sul do Tejo no Pragal
O distrito de Setúbal é um convite aberto à descoberta. Entre paisagens naturais únicas, património histórico e boa gastronomia, a linha da Fertagus oferece uma excelente forma de explorar esta região rica e diversificada — com paragens que surpreendem a cada estação.
A nossa viagem começa em Almada, com o emblemático Cristo Rei a dominar a paisagem sobre o Tejo. Apanhe o autocarro da Carris Metropolitana ou o Metro Sul do Tejo na estação do Pragal, para a zona histórica da cidade que guarda ainda casas senhoriais, pequenos museus e cafés com charme. Não perca a oportunidade e dê um salto a Cacilhas para visitar um dos muitos restaurantes à beira-rio para comer um belo peixe, seja grelhado ou em caldeirada.
De Almada segue-se para Corroios que é também o ponto de entrada para trilhos naturais, como os do Sapal de Corroios e Moinho da Maré onde se avistam aves migratórias.
De seguida o Seixal, via Fogueteiro, onde encontramos uma vila com forte ligação à história naval e à indústria corticeira. O núcleo urbano antigo, junto ao rio, oferece passeios tranquilos e vistas para Lisboa.
Mais a sul, a paragem na estação de Coina serve de porta de entrada para o mundo vinícola da Península de Setúbal com ligação rodoviária à vila de Azeitão. É possível visitar várias adegas e herdades que integram a Rota de Vinhos, como José Maria da Fonseca ou Bacalhôa. Aproveite a paragem para provar um dos muitos enchidos ou queijos regionais, acompanhados pelo belo pão da região, terminando o repasto com uma torta de azeitão e um moscatel. A poucos quilómetros, Palmela impressiona com o seu castelo medieval e paisagens sobre os vinhedos e o estuário do Sado.
A chegada a Setúbal é o ponto alto. A cidade oferece uma combinação rara de praias paradisíacas (como Galapos, Galapinhos ou Figueirinha), natureza protegida no Parque Natural da Arrábida, e uma frente ribeirinha com bares, esplanadas e acesso a passeios de barco.
Destacam-se o Mercado do Livramento, um dos melhores mercados de peixe do mundo, e as visitas para observação dos famosos golfi nhos do Sado. Não perca a oportunidade para comer o tradicional e famoso choco frito, ou, se preferir um peixe grelhado ou ostras do estuário do Sado, ideais para acompanhar com vinho branco local.
A Fertagus, com a sua linha que cruza o Tejo e atravessa a margem sul, é muito mais do que um transporte do dia-a-dia: é uma forma rápida e sustentável de aceder a alguns dos recantos mais especiais de Setúbal — sem carro, sem stress e com vistas pelo caminho
Desde a sua criação, há 26 anos, a Fertagus tem sido um catalisador para o crescimento económico no distrito de Setúbal. Ao garantir uma ligação ferroviária direta a Lisboa tornou possível que milhares de residentes da margem sul acedessem ao mercado de trabalho lisboeta, atraindo novos visitantes e dinamizando o comércio local.