Festival CLIT tem início e fim em Setúbal mas passa por Palmela e Montemor-O-Novo

Festival CLIT tem início e fim em Setúbal mas passa por Palmela e Montemor-O-Novo

Festival CLIT tem início e fim em Setúbal mas passa por Palmela e Montemor-O-Novo

5.ª edição do Cinema em Locais Inusitados e Temporários começa hoje à noite e, até quinta-feira, promete exibição de filmes e debates

A 5.ª edição do Cinema em Locais Inusitados e Temporários (CLIT) tem início já hoje, para se estender até 31 de Julho, para não só exibir filmes como também promover debates e reflexões sobre questões sociais da actualidade. A região vai estar em destaque pois o festival vai dividir-se entre Setúbal, Palmela e Montemor-O-Novo.

- PUB -

Espera-se, como um dos grandes destaques, a estreia nacional do documentário “God as my Witness” [traduzido: Deus por Testemunha], da realizadora Lindsay Quinn Pitre. O filme, que “aborda os abusos de menores por parte de padres católicos em Nova Orleães, nos Estados Unidos” vai ser mostrado este domingo, pelas 16 horas, na Casa Episcopal de Setúbal, tal como explica a nota de Imprensa enviada ao nosso jornal.

Em seguida está marcada uma conversa com a presença da realizadora e do produtor executivo Mike Brandner, além de Rute Agulhas, coordenadora do Grupo Vita, sendo que em cima da mesa vão estar os abusos em Portugal.

Antes disso, e já hoje, a programação inicia-se no Convento de Jesus, às 21h30, momento em que será exibida a curta-metragem “Meu pequeno sentinela”, de Lucas Marques, com a presença da actriz Marina Azze e do produtor Lucas Maciel Belo. Em seguida, será projectado o documentário “Incompatível com a Vida”, da realizadora Eliza Capai, onde se vão reflectir sobre “perda gestacional e a morte neonatal, contando a história da própria realizadora e descrevendo as experiências de seis outras mulheres brasileiras e dos seus companheiros”. A cinematografia foi pré-qualificada para os Óscares, em 2023 tendo, nesse sentido, integrado também a Academia de Hollywood.

- PUB -

Já no domingo, o festival segue para Montemor-o-Novo, onde, no espaço AmorVil, será exibido o documentário “Agroecologia em Movimento”, de João Garrinhas, que vai estar presente. Na película destaca-se o movimento que “está a revolucionar a forma de fazer agricultura e a relação entre quem produz e quem compra, criando comunidades em torno do alimento”.

Além das exibições, o festival oferece uma masterclass sobre documentários, intitulada “Documenting Lives”, que será ministrada pelos premiados John Alexander e JC Guest, vencedores de um Emmy em 2023 e que está marcada para segunda-feira. Esta, com limite de 15 participantes,está programada para ocorrer em Palmela e requer inscrição prévia, que pode ser feita através do e-mail ldm@montedeletras.pt.

Entre amanhã e quinta-feira, as sessões de filmes acontecem “em espaços indicados pelas forças políticas que concorrem às eleições autárquicas no concelho, sendo exibidos filmes de edições anteriores do festival com ligação às prioridades anunciadas pelas diferentes listas”, com debates.

- PUB -

O encerramento do festival acontece pelas 19h30 da próxima quinta- -feira com um sunset no rooftop da Fundação INATEL, em Setúbal, seguido da projecção da curta “La chambre”, de Latifa Saïd, e do premiado documentário “Little Satchmo”, de John Alexander, que conta a história da filha secreta de Louis Armstrong.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não